A contribuição da eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual: um estudo de caso
Resumen
O objetivo deste estudo foi o de analisar a contribuição da Eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual (DV), através de exercícios terapêuticos e pedagógicos. Participou deste estudo uma pessoa com DV, do sexo feminino. Como método para a coleta de dados foi utilizada uma Ficha de Anamnese onde constavam informações a respeito do sujeito da pesquisa em função da idade, sexo, escolaridade, diagnóstico e classificação da DV. Também foram utilizados Pareceres Descritivos pela pesquisadora ao final de cada aula, nos quais foi descrito um diagnóstico da aluna observando sua deficiência, seu estágio de desenvolvimento, suas limitações, suas possibilidades e potencialidades. E por fim, foi realizado o registro fotográfico da mesma durante as aulas. A análise dos dados baseou-se na observação destes registros e na análise e interpretação dos pareceres descritivos. A aluna apresentava um bom domínio cognitivo, falando e compreendendo naturalmente o que era solicitado. A linguagem era a sonora, sensitiva, tátil, auditiva e corporal. Possuía um bom desempenho na área motora, apresentando dificuldade nos exercícios que envolviam a marcha, o equilíbrio, a postura e a percepção espacial pelo fato de não enxergar. Percebeu-se a necessidade e importância de se possuir um programa de estimulação sensório-motor aliando a Eutonia com exercícios terapêuticos e pedagógicos já trabalhados na Educação Física. Visto que novas experiências de movimentos nas aulas de Educação Física podem possibilitar a exploração da corporeidade do sujeito de forma plena proporcionando inúmeros benefícios na área sensitiva, auditiva, tátil e motora da pessoa com DV.
Colecciones
- Educação Física Escolar [200]