Inclusão educacional: caminhos trilhados para o processo de escolarização
Abstract
A temática da Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nos mais diversos segmentos sociais tem sido amplamente discutida nas últimas décadas e, como assunto de grande relevância, continua sendo uma área de muitos debates e pesquisas. Diante da temática da Inclusão Educacional e da necessidade de que as instituições educativas estejam preparadas para realmente incluir atendendo a diversidade, a presente pesquisa objetiva estudar sobre o processo de escolarização e de Inclusão social dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com tal objetivo geral, serão enfocados estudos específicos sobre o histórico do processo de Inclusão educacional e as diversidades que caracterizam as necessidades educacionais especiais, propondo reflexões sobre a formação docente e ainda sobre a necessidade de transformação das instituições educativas para implementação da Inclusão. O trabalho foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica, trazendo a tona, autores diversos que com suas contribuições referendam a pesquisa. A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais é atualmente um desafio, tendo em vista ser este, um processo lento e que necessita do envolvimento e responsabilidade de toda a sociedade.