A construção da gestão democrática no contexto escolar multicultural
Resumo
Atualmente desafios são enfrentados com o intuito de efetuar uma transformação contínua acerca da gestão escolar. Essas mutações se confrontam com diferentes interesses. De um lado, os que querem continuar com uma educação hegemônica globalizadora e neoliberal, com propostas de uma falsa democratização; e de outro, os que buscam a construção de um novo paradigma: o emancipatório, voltado à realidade social e local do educando, preocupados com a formação de seres capazes de construir sua própria história, de princípios e valores, conscientes de seu papel na sociedade. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi conhecer como ocorre a construção da gestão democrática na conjuntura escolar multicultural. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, caracterizada como um estudo de caso. O levantamento dos dados ocorreu em uma instituição de ensino estadual, no município de São José das Missões/RS, onde foram distribuidos doze (12) questionários, tendo como participantes do estudo equipe gestora (2), professores (4), funcionários (2), pais (2) e educandos (2). A pesquisa revelou que a escola em questão é embasada numa gestão escolar democrática e multicultural permeada na coletividade, possibilitando chances de encontrar caminhos para atender às expectativas da sociedade a respeito da atuação da escola, demonstrando que a cooperação é imprescindível no desígnio de estabelecer relações mais complexas, democráticas e na socialização das diferenças nesse contexto.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]