A canção do sujeito agônico: uma abordagem intertextual da pulsão criadora em Clarice Lispector e Cazuza.
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2010-01-26Metadatos
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Os percursos subjetivos que o sujeito enfrenta ao longo da vida, tratados pela
psicanálise, há muito tempo, já eram matéria-prima da criação artística. Isso porque o artista
consegue simbolizar os significantes de sua história pessoal e de sua geração em sua obra
de arte. Assim, psicanálise e arte possuem muitos aspectos em comum. Ambas irão lidar com
a linguagem e com as expressões dos estados da alma , com idéias, sentimentos e
sofrimentos, produzindo um sentido onde antes não existente e este é assimilado como
representação social . A psicanálise fará isto através da escuta do discurso do sujeito,
enquanto a arte irá dar significados e simbolizações àquilo que era sem sentido, para além da
expressão individual. O objetivo deste trabalho é de demonstrar que a arte é um espaço que o
mínimo que propícia, é de produzir um importante efeito de ruptura a partir do seu enunciado.
Usaremos para tal estudo, a obra de dois artistas Clarice Lispector (escritora) e Cazuza
(cantor e compositor). Faremos uma análise de alguns textos e algumas composições destes
artistas, identificando a presença de elementos sociais na obra de ambos, como também,
falaremos da relação intertextual entre suas obras. Pois Cazuza era fã de Clarice e teve uma
grande influência de textos desta escritora na criação de suas composições.