O perfil do docente responsável pela gestão do pedagógico
Abstract
Nesta pesquisa qualitativa, estudo de caso, buscou-se destacar algumas qualidades de docentes comprometidos com sua tarefa como educador. Para a obtenção desses dados foi aplicado um questionário aos professores do 3º ano do ensino médio e após foram observadas 03 períodos de aula das disciplinas ministradas por esses professores, para poder realizar uma avaliação qualitativa do trabalho do docente. A partir da obtenção dos dados, foi possível caracterizar esses docentes quanto a sua metodologia, ou seja, a sua capacidade como gestor em sala de aula, destacando também a sua participação na gestão escolar. Nesse sentido, através desse trabalho de pesquisa, objetivou-se mostrar que o professor tem uma enorme responsabilidade quanto às práticas educativas e mais propriamente dos resultados obtidos através do processo ensino-aprendizagem. Através da análise dos dados, foi possível constatar que os professores progressistas apresentam um desempenho adequado em relação à função que exerce, pois a metodologia empregada pelos mesmos está voltada para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, esses mestres valorizam as tarefas coletivas, uma vez que é a partir de atividades organizadas e com objetivos bem definidos que o trabalho escolar passa a empregar qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]