A aquisição dos conectores escritos em língua espanhola por acadêmicos do curso de letras segundo a Teoria Holística da Atividade
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de investigar a aquisição de conectores e a aquisição conceitual dessas categorias na escrita de acadêmicos de língua estrangeira. Para tanto, os licenciandos de um Curso de Letras, habilitação Português-Espanhol e respectivas literaturas, de uma instituição de ensino superior particular da região central do Rio Grande do Sul foram submetidos a uma metodologia de enquadramento
baseada na Teoria Holística da Atividade durante o ano de 2009, na qual foi feito uso do Process Writing, de acordo com os moldes de White e Arndt (1991). As atividades com esses alunos foram organizadas em quatro módulos sequenciais. Em cada módulo, era produzido um gênero textual diferente que era reescrito quatro vezes. Para a análise dos dados, contou-se com o auxílio da Linguística de Corpus através de
ferramentas computacionais usadas a fim de fazer o levantamento de padrões léxicogramaticais presentes no corpus em estudo. Nesse estudo, optou-se pela utilização
dos programas WordSmith Tools, de Scott (1998), e do Mapeador Semântico, de Richter (2009). A fundamentação teórica foi centrada nos seguintes aspectos: sóciointeracionismo de Vygotsky, destacando conceitos-chave como mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal (ZDP); Teoria da Atividade; Teoria
Holística da Atividade; Enquadramento conforme a Teoria Holística da Atividade; Aquisição da linguagem e aquisição de conectores. Os resultados mostram que uma metodologia de enquadramento consistente e bem embasada teoricamente, como a Teoria Holística da Atividade, permite aos acadêmicos avançar na aquisição dos conectores à medida que progride também o envolvimento com a metodologia proposta. Portanto, acredita-se, que a vivência prática de uma metodologia de enquadramento pelo acadêmico, futuro professor, ainda na academia, possibilita a ele adquirir experiências e conceitos úteis para o seu exercício profissional, pois, esse conhecimento permitirá ao futuro professor interferir na ZDP do seu aluno quando necessário.