Análise de atividades didáticas com vistas à promoção de letramento científico
Fecha
2012-02-08Metadatos
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E
ste estudo propõe uma análise crítica de atividades de livros didáticos de leitura
instrumental em língua inglesa como forma de explicitar as práticas de promoção de
letramento científico em tais materiais. O foco da análise é o modo os livros didáticos
de leitura se apropriam das pesquisas sobre linguagem, leituracomo letramento
crítico, letramento científico e sobre os gêneros abordados (no caso desta pesquisa,
as pesquisas acerca do gênero notícia de PC). A partir da análise da abordagem de
leitura e da concepção de linguagem adotadas nas atividades didáticas, pretende-se
explicitar em que medida as atividades propostas nesse material promovem a
inserção do aluno em práticas discursivas que remetem às práticas científicas. O
corpus se constitui de duas unidades de dois livros didáticos de leitura instrumental
frequentemente utilizados para ministrar as disciplinas de inglês instrumental
ofertadas nos cursos de Ciência da Computação, Estatística, Geografia e Letras da
Universidade Federal de Santa Maria e em cursos de extensão na Universidade
Federal de Santa Catarina. Além de serem utilizados nessas disciplinas, esses livros
foram selecionados por apresentarem atividades formuladas a partir de notícias de
PC em sua composição. Nessas unidades, primeiramente, classifico as atividades
em pré-leitura, leitura e pós-leitura, de forma a identificar a abordagem de leitura
subjacente a elas. Em seguida, investigo em que medida o conceito de linguagem
adotada pelos livros é compatível com a visão de linguagem como gênero. Por fim,
analiso em que medida as atividades ensejam a promoção de letramento científico.
Além disso, apresento atividades complementares com vistas a promover o
letramento científico em várias dimensões e explorando a notícia de PC em seus
conteúdos ideacional, interpessoal e textual. A pesquisa deverá apontar
possibilidades de utilização do gênero notícia de PC para fins de letramento
científico como subsídios para a elaboração de material didático para fins de inglês
para fins acadêmicos.