Mostrar registro simples

dc.creatorVargas, Adriana Trindade
dc.date.accessioned2014-10-31
dc.date.available2014-10-31
dc.date.issued2014-03-10
dc.identifier.citationVARGAS, Adriana Trindade. THE CONCEPTION OF TEACHER IN PRESENTATION TEXTS IN PORTUGUESE TEXTBOOKS IN THE YEARS OF 1990, 2000, 2010. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9907
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the evaluative positions of the authors on the conception of teacher in presentation texts and in guidelines to the teacher in textual production activities in three Portuguese textbooks of distinct collections from the years of 1990, 2000, 2010. This research is grounded in Bakhtin's theoretical perspective for analysis and interpretation of materials. The utterances were described, analyzed and interpreted taking into account the historical and social time in which the sayings of the authors were constructed and the relations between these utterances were established the so-called dialogical relations, which are relations of sense. From the analysis and dialogical relationships established, we identified a conception of teacher common to the three presentation texts, a subject teacher as limited connoisseur, expression with different nuances of meaning arising from singularities present in the sayings of each textbook author. We also noted that the conception of teacher in these presentation texts is confirmed in the guidelines to the teacher in textual production activities from the textbooks. We believe it is not coincidental that unique way of conceiving the teacher, but it is a new trend in how to understand the figure of the teacher demanded by the own way of how to understand Portuguese language teaching as a mother tongue in an education system at a particular time.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepção de professorpor
dc.subjectTextos de apresentaçãopor
dc.subjectEnsino de língua portuguesapor
dc.subjectConception of teachereng
dc.subjectPresentation textseng
dc.subjectPortuguese language teachingeng
dc.titleA concepção de professor presente em textos de apresentação de livros didáticos de português dos anos 1990, 2000, 2010por
dc.title.alternativeThe conception of teacher in presentation texts in portuguese textbooks in the years of 1990, 2000, 2010eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar as posições avaliativas dos autores sobre a concepção de professor presente em textos de apresentação e nas orientações ao professor na atividade de produção textual em três livros didáticos de português de coleções distintas dos anos 1990, 2000, 2010. A pesquisa se sustenta na perspectiva teórica bakhtiniana para análise e interpretação dos materiais. Os enunciados foram descritos, analisados e interpretados levando-se em consideração o momento histórico e social em que os dizeres dos autores foram construídos e as relações estabelecidas entre esses enunciados as chamadas relações dialógicas, que são relações de sentido. Das análises feitas e das relações dialógicas estabelecidas, identificamos uma concepção de professor comum aos três textos de apresentação, um sujeito professor como conhecedor limitado, expressão essa com nuances diferentes de sentidos decorrentes de singularidades presentes no dizer de cada autor de livro didático. Observamos, também, que a concepção de professor presente nos textos de apresentação se confirma nas orientações ao professor na atividade de produção textual no interior dos livros didáticos. Acreditamos que não se trata de mera coincidência essa única forma de conceber o professor, mas de uma nova tendência de como entender a figura do professor exigida pela própria forma de como entender o ensino de Língua Portuguesa enquanto língua materna num sistema educacional numa determinada época.por
dc.contributor.advisor1Angelo, Graziela Lucci de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9609852805557412por
dc.contributor.referee1Pires, Vera Lucia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208471526559153por
dc.contributor.referee2Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6356872087811361por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2716134114359889por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples