Lúdico no contexto da sala de aula
Abstract
Ao constatar a ausência de motivação e uma grande lacuna de aprendizagem com índices elevados de reprovação nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhar na segunda série com alunos apresentando dificuldades de conhecimentos e uma aluna com síndrome de Down com algumas limitações, buscamos no lúdico como um recurso de interação que podem possibilitar a construção de conhecimentos. Portanto, esse artigo refere-se à dinâmica da aprendizagem através da proposta do lúdico no contexto da sala de aula e sua contribuição no processo da aprendizagem. O trabalho procede de um estudo qualitativo que se detém à utilização de embasamentos sobre o jogo, brinquedo e brincadeira com conceitos distintos, mas
estão entrelaçados no lúdico. Assim, envolvendo as atividades lúdicas que foram pesquisadas e classificadas de acordo com as necessidades dos alunos em trabalho, com resultados satisfatórios dentro das análises das experiências vivenciadas nas práticas pedagógicas, cujo desenvolvimento utiliza-se das atividades lúdicas (jogos), as quais oportunizaram o aumento da motivação, despertando o interesse no aprender, desenvolvendo as habilidades individuais e
grupais da turma, bem como a importância da formação do profissional na área de ter conhecimentos lúdicos para permitir e expandir seu cotidiano pedagógico a fim de abrir novo caminho do saber.