• As TICs e os impactos do metaverso no futuro da Educação Brasileira 

      Antunes, Nandara Luiza Deprá (2022-07-14)
      Este artigo é referente ao trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, produzido no primeiro semestre do ano letivo. Trata-se de uma investigação acerca do ...
    • Educação mediada por tecnologias no ensino superior: práticas e pesquisas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2020)
      Por meio da publicação desse e-book, busca-se ampliar o acesso a esses estudos e pesquisas, alcançando um número maior de estudantes, profissionais e instituições. Com isso, através desse recurso educacional aberto, ...
    • Tutorial do moodle versão do aluno 

      Lauermann, Rosiclei Aparecida Cavichioli (2008)
      A disciplina de Tutorial do Moodle Versão do Aluno, apresenta as funções do moodle. O MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É um sistema de gestão de ...
    • Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais 

      Machado, Ana Paula Rodrigues; Zwetsch, Andriele dos Santos; Reginatto, Andrea Ad; Picada, Ângela Balbina Neves; Dillenburg, Andreia Ines; Ker, Angélica Cristina; Rech, Andréia Jaqueline Devalle; Panta, Bárbara Gai Zanini; Krause-Lemke, Cibele; Prates, Bruna Flores; Dantas, Cândida Prates; Magnago, Clarissa Faverzani; Silva, Carla Maciel da; Martins, Cláudia Patrícia T. G.; Ribeiro, Carla Regina Silva; Pereira, Cássia de Freitas; Santos, Cristina Strohschoen dos; Taborda, Daiane Fontana; Costas, Fabiane AdelaTonetto; Schmitz, Daniele dos Anjos; Alles, Elisiane Perufo; Costa, Flaiane Rodrigues; Pedroso, Emanuel Chiamenti; Fontoura, Gabriele Marchionatti; Silva, Estela Mari Santos Simões da; Santos, Gabriélli Rist dos; Beck, Fabiana Weischung; Boueri, Iasmin Zanchi; Franco, Isabel Fabris; Hermes, Julia Bulegon; Amaral, Isadora Santos; Ferreira, Kristina Desirée Azevedo; Tybusch, Jerônimo Siqueira; Javares, Lauren Oliveira; Costa, Leandra Costa da; Teixeira, Josélia Cezimbra; Almeida, Jucineia Alves de; Terebinto, Leila Carla; Burgo, Maitê De Oliveira; Marchesan, Lidiene Jaqueline de Souza Costa; Costa, Marcia Rejane Julio; Marquezan, Lorena Inês Peterini; Dias, Margarete de F. dos Santos; Atamanczuk, Lucicleia Krik; Gonçalves, Maria Carolina de Araújo; Gubert, Luiza Bortolosso; Barbosa, Maria de Fatima; Ribeiro, Maria Jesus; Medina, Maria Manuela; Castro, Mariana Pereira; Cunha, Natália Ferreira da; Astudillo, Mario Vásquez; Rodrigues, Natália Tauing Garcia; Goudochnikov, Natália Viktorovna Santos; Silva, Mayara Costa da; Gabe, Neoli Paulina da Silva; Alves, Sara Poltosi; Andrade, Neusa; Giovelli, Priscila Michelon; Pavão, Silvia Maria de Oliveira; Santanna, Rafaella Valli; Vasconcellos, Silvio José Lemos; Medeiros, Ronise Venturini; Bertó, Suzana de Fátima Fardin; Silva, Suzel Lima da; Cá, Taíse Gomes dos Santos; Moreno, Wilson; Souza, Zelmielen Adornes de; Negrini, Tatiane; Costa, Thaieni Mazetto (2022)
      "Ressignificando a mediação das tecnologias educacionais" tem por objetivo ampliar a discussão em torno da inclusão. As temáticas da aprendizagem, Acessibilidade, Inclusão, foram contempladas nos estudos apresentados que ...
    • Mediação pedagógica em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem 

      Mallmann, Elena Maria (2011)
      Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de trinta (30) horas, contemplando a dinâmica leitura-produção escrita (autoria e co-autoria) com base nos materiais disponibilizados como Recursos e Atividades no ...
    • Introdução à Educação a Distância 

      Mallmann, Elena Maria (2022)
      No presente material didático, em acordo com a ementa da disciplina prevista no Projeto Pedagógico do Curso, a ênfase está centrada em princípios como a interação, a colaboração e a autonomia. Tudo isso, levando em ...
    • Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Nesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se ...
    • Tecnologias Educacionais em Rede: Produtos e Práticas Inovadoras (v.3) 

      Pavão, Ana Cláudia Oliveira; Bernardi, Giliane; Reis, Susana Cristina dos (2023)
      Tecnologias Educacionais em Rede: produtos e práticas inovadoras. Volume 3" tem por objetivo divulgar os resultados das pesquisas realizadas pelos egressos do PPGTER, referente ao período de 2020 a 2021, com vistas a ...
    • Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação 

      Welewicki, Hamilton de Godoy (2007)
      O componente curricular Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (para simplificar, TICs), organizado como uma disciplina de 60 horas, tem como objetivos gerais: - apresentar as TICs, situando sua ...