Um reino de muitos reinos: a busca de uma causa ausente em Gonçalo Tavares
Resumo
Nossa reflexão surge da necessidade imperativa de compreender o atual momento
histórico que vivemos. Os primeiros anos da segunda década do século XXI têm
mostrado o reaparecimento de movimentos que até então supostamente estariam
superados e confinados apenas aos documentos que registram nossos tempos
passados. No entanto, esse período tem revelado que a disposição territorial do
globo ainda apresenta-se como inacabada e que a ascensão de movimentos
fundamentalistas (tanto na esfera política como religiosa) não se apagou de nossa
realidade. Em uma tentativa de resposta às nossas indagações, elegemos o texto
literário, tendo em vista o local privilegiado por ele ocupado no que tange a captação
do real, como via de acesso à compreensão do mundo aqui buscada. Assim, é a
tetralogia O Reino, do escritor angolano radicado em Portugal Gonçalo M. Tavares,
que serve de objeto de análise no presente trabalho. Nessas quatro narrativas, é
possível a visualização da representação de vários eventos alusivos a
acontecimentos registrados ao longo da história. Assim, dividimos nossa análise das
obras em três momentos distintos. Inicialmente, nos preocupamos em demarcar
essa referencialidade a partir dos dois primeiros romances da série: Um Homem:
Klaus Klump e A Máquina de Joseph Walser , nas quais o impulso imperialista e o
uso da violência compõem a tônica das ações. Jerusalém o terceiro dos quatro
textos traz consigo a representação de indivíduos fortemente traumatizados por
eventos semelhantes aos vistos nos momentos anteriores, seres reduzidos ao
mínimo denominador comum da vida humana. Na sequência, Aprender a Rezar na
Era da Técnica surge como a formulação de um novo governo claramente com
inclinações totalitárias, elemento este que além de demarcar certo teor cíclico
envolvendo as quatro narrativas retrata a forte ligação entre elas permitindo, assim,
essa divisão em três momentos interligados. Por fim, debatemos a ideia de Causa
Ausente, nosso principal postulado analítico utilizado a fim de melhor
compreendermos as narrativas tavarianas relacionando-a com as atuais
possibilidades do Romance Histórico.
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