Manual de aulas práticas de ciências no formato e-book para professores da rede pública de ensino
Resumo
O presente estudo apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa “Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede”, pretendeu investigar e discutir a temática das aulas práticas no ensino de Ciências, ministradas pelos professores do nível fundamental no município de Palmeira das Missões/RS. Para tanto, como produto, foi desenvolvido um manual de aulas práticas de Ciências no formato E-book para auxiliar os docentes na realização de atividades práticas. Adotou-se como estratégia metodológica a pesquisa de natureza aplicada, com abordagem predominantemente qualitativa. Realizou-se a coleta de dados por meio da aplicação de um questionário aos professores de Ciências e para a análise dos resultados utilizou-se como referência, a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), elencando três categorias: formação inicial e continuada; prática de ensino e infraestrutura da escola. Sendo assim, tratou-se de um estudo descritivo e exploratório. Na última fase da pesquisa, após o desenvolvimento do e-book, o produto foi enviado aos professores com o formulário on-line de avaliação e validação. Com a análise dos resultados verificou-se contemplar todos os objetivos e responder positivamente ao problema de pesquisa, entendendo que por meio das aulas práticas disponibilizadas no e-book, é possível aliar a teoria à prática e possibilitar o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade, o interesse e a construção do conhecimento do aluno.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: