Estudo da rigidez e da resistência ao dano de misturas asfálticas com ligantes modificados por borracha e polímero
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Data
2019-07-10Autor
Oliveira, Andressa Ambrós de
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A qualidade das rodovias brasileiras, geralmente constituídas por concreto asfáltico,
é inadequada ao fluxo constante e pesado de veículos que circulam diariamente.
Considerando que elas caracterizam o principal meio de transporte de cargas e
passageiros, a ascensão socioeconômica do país é prejudicada, bem como a
segurança e o conforto das pessoas que trafegam por estas vias. Com o intuito de
suprir as mazelas do pavimento, é significativo o estudo do comportamento de
misturas compostas por distintos ligantes asfálticos, já que o desempenho destes têm
uma relação direta com a qualidade do pavimento. Nesse contexto, o conhecimento
da rigidez da mistura é fundamental para compreender a atuação dos ligantes sobre
ela, quando é submetida à diferentes temperaturas e frequências de carregamento,
como também sua resistência à deformação permanente e à fadiga. Assim, essa
pesquisa visa avaliar, por meio de ensaios laboratoriais, as propriedades mecânicas
de misturas originadas por dois ligantes asfálticos modificados, AMP 60/85 modificado
por polímero e AMB 08, modificado por borracha, compostas pelo mesmo esqueleto
pétreo, com granulometria de acordo com a faixa C do DNIT. As misturas foram
dosadas em conformidade com a metodologia Superpave e submetidas aos ensaios
de Módulo de Resiliência e Módulo Complexo para analisar a rigidez; e o ensaio Flow
Number para mensurar o dano à deformação permanente. Também, foi realizado o
ensaio de Fadiga Tração – Compressão, cuja análise foi feita utilizando a abordagem
clássica pelas curvas de Wöhler e o S-VECD como premissa para inferir o dano por
fadiga. A fim de compreender os resultados obtidos dos ensaios de Módulo Complexo
foi empregada a modelagem 2S2P1D, pois as misturas possuem comportamento
viscoelástico. Foi possível constatar que as misturas com ligante modificado por
borracha possuem maior rigidez que as com polímero e ambas têm resultados
melhores que os CAPs convencionais para este critério. Quanto às questões de
deformação permanente, a mistura com polímero suportou maior número de ciclos de
carga do que a com borracha e ambas apresentaram resultados inferiores quando
comparadas a mistura com ligante 50/70 REFAP, analisado por ser do mesmo estado
Brasileiro que as dessa pesquisa. Quanto à questões de Fadiga, pelo método de
Nascimento (2016), as misturas modificadas têm supremacia, destacando-se a com
polímero.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [249]
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