dc.contributor.advisor | Battistel, Amara Lúcia Holanda Tavares | |
dc.creator | Gomes, Candida Tatiane de Freitas | |
dc.date.accessioned | 2022-12-13T15:16:05Z | |
dc.date.available | 2022-12-13T15:16:05Z | |
dc.date.issued | 2010-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/27325 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010 | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.title | A importância da família no processo de inclusão educacional e social | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Capão da Canoa, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa consiste em um estudo qualitativo que teve com o objetivo
conhecer as concepções e sentimentos das famílias de alunos com necessidades
especiais sobre o processo de educação inclusiva. No referencial teórico destacamse os aspectos históricos da deficiência e da inclusão no Brasil e no Mundo; a
importância de diferentes agentes – sujeito, família, professores, escola e
comunidade – para viabilização do processo de inclusão. Os dados foram coletados
através de entrevistas semi-estruturadas com famílias de sujeitos com necessidade
educacional especial que estudam em escola especial e em escola regular,
considerado com desenvolvimento típico, e que estuda em escola inclusiva. A
análise dos dados demonstra que as famílias encontram muitas dificuldades em
relação ao entendimento sobre o processo de inclusão reduzindo-o, com frequência,
a uma inserção física e social do sujeito com necessidades especiais, configurando
uma compreensão distorcida do processo. Foi possível observar que o processo de
educação inclusiva no município de Capão da Canoa vem se realizando de forma
gradativa e ainda muito tímida, apontando a necessidade de um trabalho mais
enfático na área, integrado e coletivo entre escola, sujeito e família, considerando a
importância da contribuição e do engajamento desta última para a viabilização e o
sucesso deste processo. Desse modo o movimento inclusivo existe, porém é algo
novo, que avança e exige mudanças profundas na família, na escola e no olhar
sobre as diferenças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |