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dc.contributor.advisorBattistel, Amara Lúcia Holanda Tavares
dc.creatorGomes, Candida Tatiane de Freitas
dc.date.accessioned2022-12-13T15:16:05Z
dc.date.available2022-12-13T15:16:05Z
dc.date.issued2010-11
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/27325
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInclusãopor
dc.titleA importância da família no processo de inclusão educacional e socialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Capão da Canoa, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial: Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa consiste em um estudo qualitativo que teve com o objetivo conhecer as concepções e sentimentos das famílias de alunos com necessidades especiais sobre o processo de educação inclusiva. No referencial teórico destacamse os aspectos históricos da deficiência e da inclusão no Brasil e no Mundo; a importância de diferentes agentes – sujeito, família, professores, escola e comunidade – para viabilização do processo de inclusão. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas com famílias de sujeitos com necessidade educacional especial que estudam em escola especial e em escola regular, considerado com desenvolvimento típico, e que estuda em escola inclusiva. A análise dos dados demonstra que as famílias encontram muitas dificuldades em relação ao entendimento sobre o processo de inclusão reduzindo-o, com frequência, a uma inserção física e social do sujeito com necessidades especiais, configurando uma compreensão distorcida do processo. Foi possível observar que o processo de educação inclusiva no município de Capão da Canoa vem se realizando de forma gradativa e ainda muito tímida, apontando a necessidade de um trabalho mais enfático na área, integrado e coletivo entre escola, sujeito e família, considerando a importância da contribuição e do engajamento desta última para a viabilização e o sucesso deste processo. Desse modo o movimento inclusivo existe, porém é algo novo, que avança e exige mudanças profundas na família, na escola e no olhar sobre as diferenças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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