Transtorno do espectro autista (TEA), desafios e transformações diante do atual cenário de expressiva incidência escolar
Resumo
Esse Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Educação Especial
Noturno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, RS), tem como objetivo
averiguar os desafios para a educação especial na formação de seus professores para
que eles tenham condições pedagógicas de atender as peculiaridades e necessidades
dos alunos com TEA. A metodologia se baseou em pesquisa bibliográfica, de cunho
qualitativo, através da pesquisa de artigos disponibilizados na base Scielo, dos últimos
dez anos. Os dois principais textos de análise foram dos autores CAMARGO, Síglia
Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz Da, et all, do ano de 2020 e FAVORETTO,
Natalia Caroline; LAMÔNICA, Dionísia Aparecida Cusin, do ano de 2014. A análise
dos estudos evidenciam a falta e consequentemente a necessidade de maiores
investimentos específicos na área da inclusão de alunos com TEA. Em ambas as
pesquisas, os educadores entrevistados mencionam receber algum tipo de
informação, material ou curso, mas em sua maioria afirmam serem genéricos e não
específicos para o atendimento de alunos com TEA. As pesquisas convergem à
necessidade de que se faça valer as legislações vigentes no país, em especial as que
tratam da obrigatoriedade da inclusão e das ações do Atendimento Educacional
Especializado, a fim de auxiliar os educadores e a escola em suas atividades e garantir
o direito à educação dos alunos com TEA. Se conclui que os avanços sobre a inclusão
de alunos com TEA, em sua maioria, ainda são um desafio tanto para os professores
quanto para os educandos, pois a falta ou escassez de conhecimento específico da
área do TEA é o que mais se observou em toda a leitura para esta pesquisa, exigindo
assim investimento dos governos nessa área da Educação.
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