Pedagogia dos multiletramentos: consciência crítica, agência e empoderamento no Ensino Fundamental
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Data
2023-03-31Primeiro membro da banca
Pinto, Cândida Martins
Segundo membro da banca
Gonçalves, Ana Cecília Teixeira
Terceiro membro da banca
Hendges, Graciela Rabuske
Quarto membro da banca
Gomes, Francisco Wellington Borges
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O ensino de linguagem em contexto escolar é uma atividade rica em possibilidades
pedagógicas, cabendo ao professor buscar e selecionar abordagens de ensino que
possam ser significativas para o contexto e para as demandas dos alunos. Nesse
sentido, considerando os conceitos de pedagogia (DURKHEIM, 2011; LIBÂNEO,
2002; SAVIANI, 2013), projetos de letramentos e pedagogia dos multiletramentos
(KLEIMAN, 2000; ROJO; ALMEIDA, 2012; KALANTZIS et al., 2016) e Análise Crítica
de Gêneros (ACG) (MOTTA-ROTH, 2008a; 2008b) e as teorias que a sustentam –
Análise Crítica de Discurso, Sociorretórica e Linguística Sistêmico-Funcional, o
objetivo geral desta tese é investigar em que medida um projeto de multiletramentos
possibilita, a alunos do ensino fundamental, agência, participação social e
reflexividade crítica. A investigação, de caráter etnográfico (ERICKSON, 1990), foi
realizada com dez alunos do nono ano do ensino fundamental de uma escola no
interior do estado do Rio Grande do Sul, ao longo dos anos de 2020 e 2021. Buscando
cumprir os objetivos específicos, dividimos a pesquisa em três etapas: mapeamento
do contexto, atividades didáticas e avaliação do projeto. Foram realizados,
primeiramente, questionários e entrevistas para descrever e analisar a prática situada
dos alunos, mapeando o contexto de práticas e eventos de letramentos dos quais eles
participam. Num segundo momento, considerando os dados do mapeamento e os
processos do conhecimento da pedagogia, elaboramos, desenvolvemos e analisamos
atividades didático-pedagógicas em um projeto de multiletramentos baseado em uma
problemática de interesse dos alunos. Por fim, avaliamos criticamente o projeto de
multiletramentos a partir de relatos reflexivos produzidos pelos alunos ao longo das
atividades didáticas do projeto. Tendo realizado a análise dos dados gerados ao longo
da pesquisa, defendemos que um projeto de multiletramentos adaptado a um contexto
de ensino brasileiro promove a agência e a reflexividade crítica em alunos do ensino
fundamental. Para que isso seja possível, elencamos como princípios desse projeto
os seguintes elementos: i) mapeamento do contexto de práticas e eventos de
letramento dos estudantes para compreender como os aprendizados escolares
interagem com os conhecimentos construídos fora da escola; ii) engajamento social e
busca por resolução de problemas sociais; iii) ensino situado no contexto e na
problemática determinada pelos alunos, com foco nos processos do conhecimento e
em gêneros multimodais; iv) flexibilidade curricular para implementação da proposta
didático-pedagógica, recursos para que a escola facilite a efetivação das práticas
sociais idealizadas pelos estudantes e domínio teórico-prático por parte do professor;
v) abordagem colaborativa entre estudantes e professor em todas as etapas, para que
o mapeamento possa ser feito de forma eficiente, para que as atividades didáticas
sejam produtivas, empoderando os alunos para agirem socialmente, e para que a
avaliação ocorra de forma transparente.
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