O que a linguística sistêmico-funcional revela sobre os gêneros de texto em notas técnicas da área de agropecuária para uma proposta de ensino
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Data
2023-03-31Primeiro membro da banca
Cabral, Sara Regina Scotta
Segundo membro da banca
Arnt, Janete Teresinha
Terceiro membro da banca
Baldissera, Elaine Espíndola
Quarto membro da banca
Silva, Renato Caixeta da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar, na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY, 1989, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014), as instanciações dos gêneros de texto usados para apresentar o conteúdo de Notas Técnicas (NTs) (2020) no contexto de um curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, a fim de verificar os propósitos sociocomunicativos e as funções desempenhadas por esses gêneros no contexto analisado. O estudo tem como base a perspectiva teórico-metodológica da LSF, com foco nos sistemas léxico-gramaticais de transitividade e MODO (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004, 2014) e nos sistemas discursivos de IDEAÇÃO e CONJUNÇÃO (MARTIN, 1992, MARTIN; ROSE, 2007), especialmente nos estudos relacionados à abordagem de gêneros da Escola de Sydney (MARTIN; ROSE, 2008; ROSE; MARTIN, 2012, VEEL, 1997, COFFIN, 2006, MARTIN; ROSE, 2008, CHRISTIE; DEREWIANKA, 2008) em NTs utilizadas no processo de formação de técnicos em Agropecuária numa instituição de ensino pública. Quanto à abordagem metodológica, a pesquisa é qualitativa de natureza exploratória. O universo de análise da presente pesquisa são NTs disponibilizadas gratuitamente e on-line pelo Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPro). Fazem parte do corpus de pesquisa 12 (doze) NTs que foram produzidas e publicadas no ano de 2020, as quais tratam de assuntos voltados à bovinocultura de corte nos seus diversos segmentos. Os procedimentos analíticos da pesquisa são: descrição das variáveis de registro em cada texto selecionado; descrição e análise das recorrências linguísticas de funções dos sistemas de transitividade e de MODO; descrição e análise das relações taxonômicas de Superordenação e Composição, das relações Nucleares e Sequências de atividades do sistema discursivo de IDEAÇÃO; descrição e análise das conjunções internas e externas e de suas relações lógico-semânticas mais relevantes do sistema de CONJUNÇÃO, para identificação do propósito sociocomunicativo e das etapas e fases dos gêneros de texto; descrição da Estrutura Esquemática de Gênero (EEG) para confirmação do propósito comunicativo; identificação dos gêneros recorrentes nas NTs analisadas; verificação das funções desempenhadas por esse(s) gênero(s) para o ensino dos conhecimentos no campo da Agropecuária. As análises mostram que, nos 12 textos que compõem o corpus desta pesquisa, são identificadas instanciações de três macrogêneros. O gênero Procedimento foi o mais frequente, com recorrência de 42%, o que se deve ao perfil do curso, uma vez que o objetivo é formar um técnico capaz de orientar atividades práticas e experimentos, bem como instruir seus futuros clientes. Explicações (33% das ocorrências) e Relatórios (25% das ocorrências) desempenham a função de ampliar os assuntos abordados. Os resultados desta pesquisa apontam alguns aspectos importantes sobre o ensino da Agropecuária no contexto brasileiro e revelam características da linguagem que podem contribuir para o aprendizado, pois, conhecendo as etapas e fases dos gêneros, professores e alunos podem utilizar os mais diversos mecanismos de leitura e escrita de textos que constroem a aprendizagem nesta área de estudo.
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