Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
Resumo
Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da alfabetização demanda um olhar especializado. Por este motivo, o presente trabalho traz como problema de pesquisa “Quais estratégias pedagógicas são utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com Deficiência Intelectual (DI)?”. Os objetivos do trabalho foram conhecer as estratégias pedagógicas utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com Deficiência Intelectual, identificar possíveis estratégias pedagógicas utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com DI e descrever as formas como essas estratégias foram utilizadas nos trabalhos analisados. Esta é uma pesquisa bibliográfica, em que foram selecionadas duas produções científicas, as quais têm suas temáticas convergentes com o presente estudo. Como resultados obtivemos a identificação de cinco estratégias pedagógicas que são utilizadas na alfabetização de jovens e adultos com Deficiência Intelectual que são: interação com os colegas e com a pesquisadora, mediação social e atividades em grupo, identificadas na primeira pesquisa; e emparelhamento com o modelo e cópias em tarefas de ensino, identificadas na segunda pesquisa. Conclui-se este trabalho
identificando a necessidade de realizarem mais pesquisas com essa temática, pois auxiliaria no embasamento teórico aos professores que trabalham com este este público.