Espaços de representação: a construção do livro populário LGBTQIA+
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Data
2023-07-12Autor
Anjos, Lucas Braga dos
Fonseca, Mar Rodrigues
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O presente projeto experimental tem como principal objetivo experimentar todas as etapas do processo editorial em uma publicação independente em financiamento coletivo, que seja um produto não apenas graficamente agradável, mas que carregue cunho social ao contribuir diretamente para a bibliodiversidade; represente vivências de pessoas LGBTQIA+ de forma múltipla e inclusiva; e insira autores brasileiros iniciantes ao mercado editorial. Desses objetivos surge a criação do livro Populário LGBTQIA+: vivências, narrativas e laços, espaço em que concentramos nossas metas enquanto mantemos acesa a discussão a respeito do cânone literário e o espaço de legitimação por parte de uma elite econômica, de acordo com Regina
Dalcastagnè (2012) e Mário César Lugarinho (2003). Enquanto, para o cumprimento das diversas etapas editoriais, utilizamos da triangulação metodológica proposta por Jensen e Jankowski (apud Figaro, 2014) como método de obtenção de resultados mais profundos. Concentrando nossos esforços na construção deste livro, criamos a Editora Crisálida como espaço de inserção no mercado, além de reunir um corpo editorial diverso para nos auxiliar nas etapas de ilustração e seleção dos conteúdos, bem como a revisão dos originais. Nesse espaço inserimos autores iniciantes a fim de criar um ambiente de representação por e para as pessoas LGBTQIA+, utilizando a publicação independente como via de legitimação junto ao público consumidor, na impressão de 300 exemplares do Populário e seus paratextos definido por Gérard Genette (2009). Enquanto pautamos nossas decisões técnicas do objeto livro com Emanuel de Araújo (2008), Jan Tschichold (2007), e escolhas gráficas com Ellen Lupton (2006, 2018), a fim de desafiar o cânone brasileiro e os espaços de legitimação por outras vias de publicação. Oferecendo possibilidades de existência e legitimação a obras inéditas, com o sucesso da campanha de financiamento coletivo e a inserção da Editora Crisálida e seu primeiro lançamento no mercado editorial brasileiro.
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