Quando o azul encontra o amarelo: um estudo sobre as cores da série “Heartstopper”
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Data
2023-02-10Autor
Santos, Rafaella de Oliveira
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Mostrar registro completoResumo
A presente monografia tem como tema um estudo sobre como as cores azul e amarelo, expostas na visualidade da série Heartstopper (2022), trazem significado para esta narrativa audiovisual. O objetivo geral do trabalho é apresentar uma análise das cores amarelo e azul, buscando entender a importância de terem sido escolhidas para a paleta de cores da série, como elas interferem no desenvolvimento da narrativa e na construção dos personagens; e objetivos específicos compreender como essas cores são utilizadas, com quais finalidades e buscar captar as sinestesias e significados que as cores azul e amarelo apresentam em cena, tanto isoladas quanto quando estão apresentadas juntas. Esta monografia abrange, principalmente, os conceitos perante os aspectos físicos e psicológicos das cores dos autores Farina, Perez e Bastos (2006), Guimarães (2002), Heller (2013) e Haller (2022). Os autores Fraser e Banks (2007) foram citados para complementar os tópicos sobre cor na construção de
um filme, assim como na breve contextualização do cinema em cores. Para entender sobre o visual de uma obra cinematográfica e quem são os responsáveis por ela, foram utilizados os conceitos de LoBrutto (2002). Já os estudos sobre composição de cena e de personagem, foram discorridos através da pesquisa de Edgar-Hunt, Marland e Rawle (2013); e os estudos sobre luz e temperatura de luz no cinema, através de Jesus e Cé (2019). Como metodologia, apoiou-se principalmente na análise fílmica para estudar a cenografia da série Heartstopper. Em suma, após analisar 23 cenas da série, foi possível compreender como as cores são ferramentas poderosas para um produto audiovisual assim como são em nossas vidas. As cores comunicam, elas possuem significado e expressam informações para quem quer que as visualize.