English for teens: o redesign dos recursos semióticos na adaptação de um curso de inglês on-line para adolescentes
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Data
2023-08-10Primeiro membro da banca
Lopes Junior, Juarez Aloizo
Segundo membro da banca
Gualberto, Clarice Lage
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Com o início da pandemia do coronavírus, diversas instituições de ensino foram
obrigadas a adotar o regime de ensino remoto emergencial, tornando necessário
propor materiais didáticos para essa nova realidade. A presente pesquisa de mestrado
foi desenvolvida na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais
em Rede, e tem como objetivo analisar como os recursos semióticos adaptados no
curso E-3D para a EAD, visando compreender em que medida esses recursos podem
criar espaços mais interativos, promovem a aprendizagem e aumentar o engajamento
do público adolescente. Para isso, esta pesquisa trata-se de uma investigação qualiquantiativa, do tipo exploratória e descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos,
adotou-se pesquisa-ação participativa, com abordagem de método-misto, em que
alunos adolescentes, entre 14 e 17 anos, de escolas públicas da região de Santa
Maria participaram do curso para testagem. Os dados foram obtidos e analisados pela
observação e aplicação de questionários, que abordaram questões relativas ao curso
e ao material didático digital desenvolvido e adaptado, envolvendo a avaliação dos
usuários sobre o redesign do material proposto tendo como base o modelo ARCS
proposto por Keller (2006). A partir das informações obtidas dessa avaliação e análise,
o curso passou por novos ajustes que se mostraram necessários. Os resultados
demonstraram as potencialidades e desafios da aplicação de cursos de línguas na
modalidade EAD, principalmente com o público adolescente. As mudanças
propiciaram uma conexão mais sólida entre os alunos e o conteúdo, incentivando
maior envolvimento e engajamento. A utilização dos novos recursos semióticos
implementados, como vídeos, gifs e imagens, desempenhou um papel crucial,
tornando a experiência de aprendizagem mais dinâmica e atrativa. As videoaulas se
destacaram como um recurso valioso, proporcionando uma melhor compreensão dos
conteúdos abordados. Embora as avaliações gerais tenham sido positivas, a pesquisa
também destacou desafios significativos na implementação da EAD com
adolescentes, ressaltando a necessidade de enfrentá-los para aprimorar ainda mais
a experiência educacional. Dessa forma, conclui-se que explorar a multimodalidade
no redesign de cursos para a modalidade EAD apresenta um potencial significativo
para superar as limitações e promover uma experiência de aprendizagem interativa
e engajadora. Pesquisas que investiguem o impacto de tecnologias emergentes na experiência de aprendizagem, são essenciais para impulsionar a educação a
distância, tornando-a cada vez mais eficaz e adaptável aos desafios e demandas
contemporâneas.
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