A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
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Data
2023-12-11Primeiro coorientador
Miorando, Tania Micheline
Primeiro membro da banca
Duarte, Rosália
Segundo membro da banca
Dalla Valle, Lutiere
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal referencial teórico para esse estudo a teoria do Imaginário Social de Cornelius Castoriadis, e como objetivo principal uma aproximação aos imaginários de docentes que participaram dos projetos sobre cinema, em específico do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), da Universidade Federal de Santa Maria. Buscou-se construir um entendimento sobre a relação entre a participação nos referidos projetos e as possíveis aprendizagens e desaprendizagens para o desenvolvimento profissional docente (DPD) dessas pessoas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa, inspirada na Pesquisa-formação (JOSSO, 2010), em que a aproximação aos imaginários teve narrativas autobiográficas orais e fílmicas como dispositivos de investigação. Em que medida essa participação pode ter sido instituinte no trajeto formativo das docentes? Esta pergunta mobilizou a escrita desta dissertação. Dentre os/as docentes que já participaram dos projetos sobre cinema do GEPEIS, foram sorteadas três mulheres pedagogas, que participaram durante essa pesquisa-formação de cinco Rodas de Conversa (quatro presenciais e uma virtual) inspiradas na metodologia Roda e Registro (WARSCHAUER, 2017), bem como foram convidadas a criar, a partir de um exercício fílmico chamado Minuto Alice Guy-Blaché, posteriormente exibido ao grupo. As professoras narraram docências instituintes transformadas pelas experiências estéticas vividas com a sétima arte através dos projetos do GEPEIS e partilharam práticas que valorizam a sensibilidade, o encantamento e a imaginação, indo além de projetos educativos reducionistas que contemplam apenas aspectos racionais da formação. As três docentes expressaram grande valorização e presença de arte em sua atuação nas escolas. Outros resultados construídos foram a ampliação de repertórios fílmicos, assim como olhares instituintes sobre a escola, sobre as crianças e o desenvolvimento profissional docente.
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