Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMortari, Elisangela Carlosso Machado
dc.creatorSantos, Bruno Cordeiro dos
dc.date.accessioned2024-03-11T17:58:28Z
dc.date.available2024-03-11T17:58:28Z
dc.date.issued2022
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31660
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.titleSemiologia e moda: uma leitura barthesiana nas capas da revista Vogue Itáliapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoO presente trabalho contribui não só com a área da semiologia que pesquisa a atribuição de significados e sentidos partindo de imagens e seus vestidos - escrito e imagem -, mas também, como o passo em que a revista impressa, mesmo compartilhando espaço no mundo hodierno com os meios tecnológicos e as facilidades no acesso à informação proporcionado pelos mesmos como, instantaneidade e inovação, segue sendo um dos principais veículos e produtos do mundo moderno, perpassando histórias e épocas. Em suma, a contribuição maior do trabalho envolve pensar a partir de outras perspectivas o valor da imagem e sua essencialidade na hora de contar história e fatos, de maneira que os deixem registrados para a eternidade como forma de marcos históricos, além da sugestão de novas perspectivas acerca da moda. O presente trabalho parte das formulações de Aumont (2002) a respeito da constituição da imagem enquanto instrumento de socialização e reflexo da realidade, de maneira que, os processos para a concepção da imagem partem de fatores biológicos como as reações e combinações de cores feitas através da percepção ótica. Sendo assim, a imagem fotográfica, uma das precursoras dos dispositivos midiáticos impressos, eletrônicos e digitais, é projetada a partir de um fragmento da realidade de forma que este pequeno gesto de capturar apenas uma faceta do tempo em curso ficará eternizado para que diversas gerações conheçam e tenham a possibilidade de sentir emoções e significar as imagens conforme sua realidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples