dc.contributor.advisor | Mortari, Elisangela Carlosso Machado | |
dc.creator | Santos, Bruno Cordeiro dos | |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T17:58:28Z | |
dc.date.available | 2024-03-11T17:58:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.date.submitted | 2022 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31660 | |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.title | Semiologia e moda: uma leitura barthesiana nas capas da revista Vogue Itália | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Comunicação Social - Produção Editorial | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho contribui não só com a área da semiologia que pesquisa a atribuição de significados e sentidos partindo de imagens e seus vestidos - escrito e imagem -, mas também, como o passo em que a revista impressa, mesmo compartilhando espaço no mundo hodierno com os meios tecnológicos e as facilidades no acesso à informação proporcionado pelos mesmos como, instantaneidade e inovação, segue sendo um dos principais veículos e produtos do mundo moderno, perpassando histórias e épocas. Em suma, a contribuição maior do trabalho envolve pensar a partir de outras perspectivas o valor da imagem e sua essencialidade na hora de contar história e fatos, de maneira que os deixem registrados para a eternidade como forma de marcos históricos, além da sugestão de novas perspectivas acerca da moda.
O presente trabalho parte das formulações de Aumont (2002) a respeito da constituição da imagem enquanto instrumento de socialização e reflexo da realidade, de maneira que, os processos para a concepção da imagem partem de fatores biológicos como as reações e combinações de cores feitas através da percepção ótica. Sendo assim, a imagem fotográfica, uma das precursoras dos dispositivos midiáticos impressos, eletrônicos e digitais, é projetada a partir de um fragmento da realidade de forma que este pequeno gesto de capturar apenas uma faceta do tempo em curso ficará eternizado para que diversas gerações conheçam e tenham a possibilidade de sentir emoções e significar as imagens conforme sua realidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |