A Pedagogia dos Letramentos e a Análise Crítica de Gênero como suporte teórico de uma unidade didática produzida por professores em formação inicial no projeto Línguas no Campus (LinC)
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Data
2024-03-28Primeiro membro da banca
Nascimento, Roséli Gonçalves do
Segundo membro da banca
Silva, Eliseu Alves da
Metadata
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Este estudo tem como objetivo investigar de que forma a construção do
conhecimento científico se materializa na produção de material didático
desenvolvido por acadêmicos do curso de Letras – Inglês da UFSM,
participantes do projeto LinC. A partir desta investigação, pretendemos
contribuir para o desenvolvimento crítico do professor em formação inicial,
acerca da sua concepção de linguagem e de ensino materializada nos
materiais didáticos, considerando a instanciação dos conceitos propostos pela
Pedagogia dos Letramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020) e pela
Análise Crítica de Gênero (ACG) no âmbito da formação inicial de professores.
Nesse sentido, o corpus desta pesquisa se caracteriza por uma unidade
didática (UD) intitulada “Travel Experiences”, a qual faz parte do livro Four
Skills 1 do projeto LinC. Visando discutir em que medida as perspectivas
teóricas que subjazem às práticas do projeto se materializam na UD,
primeiramente, analisamos a Apresentação e o Sumário buscando por pistas
linguísticas que pudessem evidenciar a abordagem da linguagem como prática
social. Na Apresentação, o foco se concentrou nas práticas exploradas em
contraponto aos aspectos léxico-gramaticais que permitiriam a realização
destas. Em relação ao Sumário, constatamos que este alinha-se à
estratificação da linguagem (MOTTA-ROTH, 2008), explorando os níveis
‘Discurso: Ideologia’, ‘Gênero: Contexto de Cultura’, ‘Registro: Contexto de
Situação’ e ‘Léxico-gramática’, não cobrindo apenas o nível ‘Fonologia e
Grafologia’. Em um segundo momento, analisamos os textos selecionados em
termos de autenticidade e elementos multimodais, bem como o encadeamento
destes ao longo da UD. Os gêneros e textos explorados na UD são autênticos
e organizados de forma significativa, uma vez que exploram práticas que
caracterizam uma viagem voltada para o público estudantil universitário e são
encadeados de forma cronológica e significativa. Visando identificar as práticas
de letramentos propostas, identificamos, a partir dos enunciados, todos os
processos do conhecimento, com exceção do “Aplicar Criativamente”. Assim
sendo, as Pedagogias “crítica” e “funcional” foram consideradas o foco da UD,
pois os enunciados exploram os significados dos textos, bem como promovem
espaço para que o aluno possa produzir significado problematizando as
práticas sociais expostas. As pedagogias “didática” e “autêntica” também são exploradas, promovendo imersão em novas possíveis práticas e
contextualizando as propostas da UD a partir das experiências e conhecimento
prévio dos alunos. Diante do exposto, é possível concluirmos que a UD se
alinha à perspectiva do LinC, explorando as quatro pedagogias a partir dos
processos do conhecimento, porém, com ênfase nas pedagogias funcional
(38,03%) e crítica (32,6%), as quais ilustram o foco em práticas mediadas e
problematizadas pela linguagem, ao invés de um foco mais estruturalista da
língua, sugerido pelas pedagogias didática (29,33%) e autêntica (16,30%).
Contudo, entendemos que a unidade deverá sofrer futuras alterações, uma vez
que as formas de produzir significados estão em constante desenvolvimento.
A fim de contribuir com estas futuras adaptações, sugerimos ao final da
discussão, algumas propostas pedagógicas que podem vir a contribuir com a
exploração do Processo Aplicar Criativamente, e também, com o
enriquecimento das experiências de viagem propostas na UD.
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