Análise do plano diretor de tecnologia da informação em universidades públicas da região sul: processo de cocriação de valor e envolvimento docente
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Data
2024-02-27Primeiro membro da banca
Battistella, Luciana Flores
Segundo membro da banca
Wittmann, Milton Luiz
Metadata
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A constante evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação torna as universidades cada vez mais dependentes dessas tecnologias, que desempenham um papel fundamental na tomada de decisões e no planejamento estratégico. Neste cenário, esta pesquisa concentra-se na Cocriação de Valor por meio de produtos e serviços no contexto do Planejamento Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) de Universidades Federais do sul do Brasil: UFSM, UNIPAMPA e UFFS. O objetivo geral é, portanto, investigar o processo de elaboração do PDTI em Universidades públicas da região sul do Brasil, analisando como as abordagens adotadas por elas influenciam as iniciativas de Tecnologia da Informação e a prática de Cocriação de Valor. Os objetivos específicos incluem: (i) compreender o processo de elaboração do PDTI; (ii) avaliar o processo de elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação nas Universidades, identificando as semelhanças e diferenças nos métodos e nas abordagens, e observando a participação dos envolvidos; (iii) avaliar a satisfação dos Docentes em relação aos produtos e serviços de Tecnologia da Informação e (iv) analisar a percepção dos docentes sobre a cocriação de valor no contexto do Plano Diretor de Tecnologia da Informação. A pesquisa se justifica pela maturidade do processo de desenvolvimento do PDTI nas universidades e pela necessidade de compreender a Cocriação de Valor nesse contexto específico. O estudo utiliza uma abordagem metodológica que combina método qualitativo e quantitativo. A caracterização da pesquisa envolve o estudo das Universidades (UFFS, UFSM e UNIPAMPA) e a análise dos PDTIs. A população e a amostra consistem em professores dessas instituições. O instrumento de coleta de dados é um questionário estruturado que foi aplicado entre os meses de agosto e setembro de 2023. Os procedimentos de coleta abrangem a distribuição e coleta de questionários online, aprovado por Comitês de Ética das instituições envolvidas. Os resultados da pesquisa incluem a identificação dos processos de elaboração do PDTI nas universidades e a análise dos dados coletados. Eles destacam a importância da participação de partes interessadas, incluindo professores, estudantes e técnicos administrativos em educação, no processo de elaboração do PDTI.
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