Mostrar registro simples

dc.creatorDalmaso, Alice Copetti
dc.date.accessioned2016-07-15
dc.date.available2016-07-15
dc.date.issued2016-04-11
dc.identifier.citationDALMASO, Alice Copetti. Fiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educação. 2016. 99 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/3503
dc.description.abstractReading and writing walk together as experimentation in a doctorate research in the perspective of taking the reading of a text (or any other thing that we can come up with) that is not only interpretation, but is also experimentation. People experiment, avoiding the impetus of conclusions, risking themselves in a writing exercise that is not in debt to anyone or anything, a proposal or specifically the ideal of a text or a research in Education. The readings crossing the notions of reading and writing in this work, by authors such as Deleuze, Guattari, Barthes, and Larrosa, along with concepts of becoming and happening, allow me to think reading and writing as a (de)forming process. What can reading and writing produce as movement of learning, thinking, and living in a research in Education? The writing that moves and is moved, which is made along with the experimentation of reading, is developed in a fog of intention which persists between the crossings of life: such as unlearning a little about oneself, destroying things that do not want to be conceived as ours, but that are kept deep into the flesh. These (un)constitutions are about just one process: a doctorate student s process, a (de)forming process, any other process a process of how to experiment with reading and writing in a doctorate research in Education and with what is here called in a twisted and foggy way (de)forming, experimentation, learning. Thread-writing, name given to mean the construction of relations between reading and writing, composes a capable and open weave-fabric/texture that gives body to the research as a path, a trace-weave-sewing of writing threads in a research. This thread-writing persists in teaching, in shared spaces and times, together with the discourses that make us ill. Conjugating writings: a cure, an endless thread-writing.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFiandografiapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subject(De)formaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectThread-writingeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectWritingeng
dc.subject(De)formingeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleFiandografia: experimentações entre leitura e escrita numa pesquisa em educaçãopor
dc.typeTesepor
dc.description.resumoLeitura e escrita caminham juntas como experimentação numa pesquisa de doutorado, na perspectiva de tomar a leitura de um texto (ou de qualquer outra coisa com a qual se encontre) que não apenas o/a interprete, mas que o/a experimente. Experimenta-se, abre-se mão do ímpeto de conclusões, arriscando-se, assim, a um exercício de escrita que não esteja em falta com alguém ou alguma coisa, uma proposta ou especificamente o ideal de um texto e de uma pesquisa em educação. As leituras que perpassam as noções de leitura e escrita neste trabalho, a partir de autores como Deleuze, Guattari, Barthes e Larrosa, junto aos conceitos de devir e acontecimento, permitem pensar o ler e escrever como processo (de)formativo. O que a leitura e a escrita podem produzir como movimento de aprender, de pensamento e de vida numa pesquisa em educação? A escrita que move e é movimentada, que se faz junto à experimentação da leitura, realiza-se numa névoa de intenção que persiste entre os cruzamentos da vida: o de desaprender um pouco sobre si mesmo, de destruir coisas que não querem ser dadas como nossas, mas que se mantêm encrustadas na pele. Trata-se, nestas (des)constituições, de apenas um processo: de uma estudante de doutorado, um processo (de)formativo, outro qualquer. Um processo de como se experimenta com a leitura e a escrita numa pesquisa de doutorado em educação e do que aqui, até então, tem-se chamado de forma torta e nebulosa de (de)formação, experimentação, aprendizagem. A Fiandografia, nome dado para dizer sobre a construção das relações entre leitura e escrita, compõe uma trama-tecido, passível e aberta, que vai dando corpo à pesquisa, como um caminho, um tracejar-tecer-costurar fios de escrita numa pesquisa; um fiandar que persiste em meio à docência, aos espaços e tempos que se compartilham, junto aos discursos que nos adoecem. Conjugar escritos: uma cura, um fiandar infinito.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783298U1por
dc.contributor.referee1Corazza, Sandra Mara
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5125809962363078por
dc.contributor.referee2Corrêa, Guilherme Carlos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721725J8por
dc.contributor.referee3Valle, Lutiere Dalla
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265464Z9por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551023626533385por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples