Navegação Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos - EaD por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 226
-
Saberes da educação especial nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Feira de Santana
(2010)O trabalho não apresenta resumo. -
Práticas pedagógicas e a inclusão escolar
(2010-12)Neste estudo, investigaram-se as práticas pedagógicas e a inclusão de alunos com déficit cognitivo, em uma escola estadual, no interior do Rio Grande do Sul, oferecidas essas para dois alunos do ensino fundamental. Estudou-se, ... -
O aluno surdo com déficit cognitivo e a dificuldade de aprendizagem na educação física
(2010)O artigo monográfico intitulado O Aluno Surdo com Déficit Cognitivo e a Dificuldade de Aprendizagem na Educação Física teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades apresentadas por um aluno diagnosticado ... -
A experiência de inclusão escolar de um aluno com deficiência visual
(2010-12-20)Este trabalho investigou a trajetória de um aluno com deficiência visual. Foram ouvidos professores de uma escola da rede municipal de ensino fundamental da cidade de Passo Fundo que têm e tiveram a experiência de trabalhar ... -
Práticas pedagógicas com alunos que apresentam déficit cognitivo
(2010)É preciso reconhecer e respeitar as diferenças no espaço escolar. Isto é, as especificidades do ato de aprender de nossos alunos, bem como as atividades pedagógicas que possam potencializar suas aprendizagens. Em síntese, ... -
Escola inclusiva: principais desafios dos educandos frente á ação educativa
(2010-12-14)O presente trabalho monográfico busca apresentar reflexões teóricas a cerca da educação inclusiva e os principais desafios dos educadores frente à ação educativa com o objetivo de esclarecer sobre as dificuldades que esses ... -
Formação de professores para educar na diversidade
(2010)O estudo teve como objetivo promover uma sensibilização dos profissionais que trabalham em classe inclusiva com alunos de necessidades especiais em classe de ensino regular para que possa adquirir incentivo, autonomia, ... -
Inclusão educacional: caminhos trilhados para o processo de escolarização
(2010)A temática da Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nos mais diversos segmentos sociais tem sido amplamente discutida nas últimas décadas e, como assunto de grande relevância, continua sendo uma área ... -
A aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivo
(2010)Trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática ... -
Educação de surdos: um diálogo sobre as cenas do atendimento no espaço inclusivo
(2010)Este artigo pretende refletir sobre a educação de surdos e as propostas e realidades do universo da educação inclusiva. Salienta-se a importância da Língua de Sinais, abordando seu histórico e relevância para o universo ... -
Práticas educativas com aluno com síndrome de Down na Escola Estadual de Devinolândia de Minas
(2010-12-16)O presente trabalho apresenta reflexões acerca da Síndrome de Down e Práticas educativas com alunos que possuem tal síndrome. Através de revisão bibliográfica e com embasamento teórico objetivou-se compreender as causas, ... -
Escola inclusiva: uma escola, uma realidade
(2010)Esse trabalho monográfico tem como objetivo verificar como é o processo educacional dos alunos com deficiência em escola regular do município de Divinolândia de Minas. O trabalho objetiva investigar e discutir se num ... -
O ensino colaborativo: parcerias no processo de inclusão escolar
(2010)No presente artigo, o tema é a relevância do ensino colaborativo para a educação inclusiva. O estudo teve como meta identificar e discutir quais possibilidades esse modelo de ensino proporciona para a efetivação do ... -
Inclusão social nas diferentes práticas pedagógicas dentro da geografia
(2010)Durante muito tempo o ensino de Geografia esteve ligado à descrição da paisagem, não oferecendo condições para que o aluno pudesse compreender a realidade em suas múltiplas relações e perceber-se como ser atuante e ... -
A inclusão escolar de estudantes surdos em escola municipal da cidade de Teófilo Otoni - MG
(2010)Este artigo se insere em uma pesquisa bibliográfica e exploratória que busca desmistificar o processo de inclusão de alunos surdos na rede regular de ensino. Pretende-se demonstrar que a inclusão compreende um valor ... -
Formas de olhar para o processo de inclusão de pessoas com deficiência mental na escola comum a partir da análise de documentos oficiais
(2010)Tendo em vista a importância das concepções que permeiam a formação do professor, considerado apto para a inclusão de alunos com deficiência no ensino comum, nesse estudo, a intenção é analisar alguns dos documentos ... -
O jogo como prática pedagógica na escola inclusiva
(2010-12-17)O artigo ressalta a importância dos jogos enquanto prática pedagógica na educação inclusiva, buscando compreender a sua contribuição em relação à aquisição de novos conhecimentos. É necessário que a escola vise educar ... -
O aluno surdo incluído no ensino regular
(2007-11)Esse texto tem o propósito de investigar os caminhos utilizados pela escola para desencadear a inclusão dos alunos surdos. Através das visitas na sala de aula observei o comportamento dos alunos surdos com colegas e ... -
"Práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos do CAS, durante o processo de ensino e aprendizagem"
(2011)Este artigo, cujo tema está voltado para as práticas pedagógicas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos, tem por objetivo revelar as experiências inovadoras desenvolvidas no CAS - Centro de ... -
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular
(2010)Este artigo tem por objetivo fornecer subsídios capazes de favorecer a reflexão sobre o trabalho a ser realizado em sala de aula diante da inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. Pretende-se assim ...