Navegação TCC Comunicação Social - Produção Editorial por área do CNPQ "600900000008"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 145
-
Narrativas oblíquas: adaptação do clássico “Dom Casmurro” para uma narrativa hipermidiática
(2019-12)Neste trabalho procuramos desenvolver uma narrativa hipermidiática, através de diversas plataformas, redes sociais e com múltiplos conteúdos, utilizando o conceito de Santaella (2003, 2004, 2007) de hipermídia como base. ... -
Bookstagrammers e sua influência no consumo de livros e objetos literários
(2017-12-11)O presente trabalho dedicou-se a entender como funciona a relação entre os bookstagrammers, brasileiros e estrangeiros, e seu papel de incentivadores do consumo literário, bem como analisar a importância desses influenciadores ... -
O que as aias têm a contar?: uma análise da mediação de gênero a partir da recepção das telespectadoras de The Handmaid's Tale (2017-)
(2021)Este trabalho propõe investigar as percepções sobre questões de gênero tratadas na série The Handmaid’s Tale (2017–) através do estudo de recepção das participantes dos grupos The Handmaid's Tale Brasil (2018) e The ... -
Análise das estratégias discursivas utilizadas como marketing no Facebook da Athena Livraria de Santa Maria
(2015-12-15)A apropriação de redes sociais para a divulgação, comercialização de produtos e relacionamento com o consumidor é primordial na atual ambiência interativa, conectada e sedenta por novidades do mercado. O marketing digital ... -
Websérie “O que há no menu?”: contando uma história na web
(2018-12-06)Este projeto experimental trata da roteirização da primeira temporada da websérie de ficção “O que há no menu?”, o seu planejamento para mídias digitais e a gravação do episódio piloto. O objetivo do trabalho é criar um ... -
O contexto da convergência e da cultura participativa no universo Machinima
(2018-12)Este trabalho visa analisar a lógica de produção machinima e suas possíveis motivações no contexto brasileiro, elencando algumas características que tentam situar o machinima na cultura participativa e na convergência ... -
Eu prefiro bolo: experimentação em representação assexual através de fanfiction
(2019)Pouco explorada e representada em produtos midiáticos, a assexualidade é uma orientação sexual vivida por diversos jovens. Com intuito de demonstrar que é possível a escrita de narrativas que abordam esta temática, o ... -
Revista Aura: uma proposta transmidiática
(2018-12)O mercado editorial de revistas é rico em opções de produtos com diversas temáticas e diferentes formas de apresentação de conteúdo ou estética. Por ser uma mídia que existe desde o século XVII, ela passou por diversas ... -
Retratos: uma experimentação audiovisual sobre famílias compostas por filhos adotivos
(2019-12-04)O presente trabalho faz parte de um projeto experimental que busca apresentar um retrato de famílias brasileiras constituídas por filhos adotivos, e realizar a elaboração de uma audiovisual experimental, sobre famílias ... -
Desnude: uma análise sobre o consumo da sexualidade feminina por mulheres jovens cisgêneras
(2018-12)O presente trabalho buscou investigar a circulação da série erótica Desnude na rede social Twitter e fundamentar uma discussão acerca da expressão da liberdade sexual feminina. Para aprofundar o debate suscitado na série ... -
Imperatriz Furiosa: protagonismo feminino e identidade de gênero
(2016-12-15)O cinema, além de entretenimento, pode ser fonte de inspirações e aprendizado para o público. É possível representar nas telas muito da cultura de uma sociedade, além de opiniões e críticas sociais nas entrelinhas de uma ... -
Isto não é um livro: uma proposta de material suplementar de física
(2017-07-12)Neste trabalho apresentamos o desenvolvimento de um material suplementar que integra a mídia impressa, na qual exploramos o formato, e a mídia audiovisual, onde nos preocupamos em materializar o conteúdo. Nosso cuidado com ... -
Iniciativa 5:53: projeto experimental em narrativa transmídia
(2023)“Iniciativa 5:53 - Projeto Experimental em Narrativa Transmídia” é um Projeto Experimental, desenvolvido de forma integral como Trabalho de Conclusão de Curso em Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade ... -
Itinerário de Upaon-Açu: produção de quadrinho de fantasia histórica
(2023-07-25)O relatório a seguir contém o registro do processo de produção de uma história em quadrinhos de fantasia histórica, realizado como etapa final do curso de Comunicação Social - Produção Editorial na Universidade Federal de ... -
Desbravando um novo universo da leitura: a reformulação de um programa televisivo
(2017-12-14)No presente trabalho apresentamos a construção e a aplicação prática de uma nova proposta editorial para o programa Universo da Leitura, veiculado na TV Campus da UFSM. O processo de produção perpassou desde estudos teóricos, ... -
Comunicação e religião: as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul
(2022)O presente trabalho apresenta uma pesquisa exploratória e qualitativa sobre as motivações e os usos de aplicativos da Bíblia por jovens evangélicos do Rio Grande do Sul (RS). Tem como objetivo geral compreender as motivações ... -
Na cozinha nada se perde, tudo se transforma: a criação de um livro de receitas
(2022-10-05)Este projeto experimental propõe trazer lembranças, afeto e carinho, construindo novas histórias através da culinária familiar. Desta forma, o objetivo geral deste projeto é elaborar um livro de receitas capaz de criar uma ... -
A (des)construção de Guilherme Boulos: análise das estratégias de branding utilizadas no Instagram do candidato nas eleições municipais de São Paulo em 2020
(2023-02-20)A presente pesquisa tem como principal objetivo entender quais foram as estratégias de branding utilizadas pela campanha de Guilherme Boulos na rede social Instagram nas eleições para a Prefeitura de São Paulo em 2020, que ... -
Coroas, estereótipos e representatividade: uma análise da representação feminina entre quatro gerações de princesas da Disney
(2017-11-24)A presente monografia tem como objetivo entender as mudanças na representação da mulher a longo do tempo em quatro gerações de princesas da franquia Princesas Disney. O trabalho teve suporte teórico das pesquisas de gênero ... -
O fenômeno midiático One Piece: uma análise do feminino através das personagens Nami e Nico Robin no anime
(2015-12-15)Criada por Eiichiro Oda, One Piece é uma obra japonesa lançada em forma de mangá (1994) e em anime (1999). A série é a mais vendida no Japão e conta a história de uma tripulação pirata comandada pelo capitão Monkey D. ...