• Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • Fundamentos e Metodologias de Educação Especial 

      Casarin, Melânia de Melo (2021)
      A disciplina de Fundamentos e Metodologias de Educação Especial propõe introduzir o aluno no campo conceitual da Educação Especial, compreendendo seu contexto educacional e cultural, a evolução histórica e o fundamento ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Fundamentos da Educação Especial II 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Lazzarin, Márcia Lise Lunardi; Castro, Sabrina Fernandes de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Na disciplina Fundamentos da Educação Especial I, ofertada no 1º semestre do Curso, propomos uma discussão relativa à emergência da Educação Especial como campo de saber-poder responsável pelos sujeitos “anormais”, e à ...
    • Fundamentos da educação especial 

      Pavão, Ana Cláudia Oliveira; Pavão, Sílvia Maria de Oliveira (2019)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, tem por objetivo compreender a produção dos fundamentos históricos e antropológicos da Educação Especial, as políticas públicas ...
    • Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: aprendizagem no contexto de inclusão 

      Ramos, Fabiane dos Santos (2019-04-09)
      As literaturas, nacional e internacional, apontam que as práticas pedagógicas de professores de alunos com autismo têm se mostrado inefetivas, no processo de inclusão escolar. Neste sentido, a Intervenção Mediada por Pares ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • Ensino de programação orientada a objetos na educação profissional por meio do desenvolvimento de jogos apoiado pelo ambiente greenfoot 

      Richter, Cleitom José (2019-08-27)
      Esta dissertação está associada à linha de pesquisa Desenvolvimento em Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria, e descreve ...
    • Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I 

      Turchiello, Priscila (2017)
      A disciplina Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação I dá início ao processo de produção de conhecimentos, envolvendo as relações entre as áreas da História, Filosofia, Sociologia e Educação. Para ...