Navegação por orientadores "Gama, Maria Eliza Rosa"
Itens para a visualização no momento 21-33 of 33
-
Possibilidades de interlocução da coordenação pedagógica com o professor de educação especial na organização e desenvolvimento do trabalho docente
(2019-11-29)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/CE/UFSM). A investigação ... -
Organização e desenvolvimento da coordenação pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores
(2019-09-27)Essa pesquisa teve como objetivo compreender a organização do trabalho da coordenação pedagógica para o acompanhamento do trabalho dos professores numa escola de educação básica da Rede Municipal de Ensino. A investigação ... -
Diretrizes para o desenvolvimento de processos de autoavaliação de cursos de graduação
(2018-06-27)Este trabalho de pesquisa, desenvolvido no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa referente à Gestão ... -
Práticas pedagógicas: perspectivas na gestão educacional
(2012-12-01)A presente pesquisa teve por objetivo analisar a melhoria do processo ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental através de práticas pedagógicas inovadoras possibilitadas pela gestão escolar, dando ênfase ao processo de ... -
Possibilidades de acompanhamento pedagógico de professores iniciantes frente aos desafios do trabalho em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia
(2017-07-11)Esta pesquisa, desenvolvida no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, no período de 2015 a 2017, tem como foco o acompanhamento ... -
Ensino médio politécnico: um novo olhar à formação do educando
(2012-11-30)A presente pesquisa objetivou analisar os limites e as possibilidades que a Escola Estadual de Educação Básica José Gomes Portinho de Coqueiros do Sul apresentou para implantação do ensino médio politécnico. Para tanto ... -
Os desafios para a integração curricular no ensino médio em uma escola pública de educação básica
(2017-08-30)Esta pesquisa buscou melhorar a compreensão de alguns aspectos das políticas de reestruturação curricular do Ensino Médio, consideradas aqui como temática geral. A investigação foi desenvolvida no contexto de uma escola ... -
Adaptação de módulos integrativos aplicado a conteúdos da educação ambiental para estudantes do ensino médio
(2021-11-30)Essa monografia, a partir de uma pesquisa realizada no âmbito do programa de pós-graduação em Educação Ambiental da UFSM, tem como objetivo compreender possibilidades e limites para a utilização da metodologia dos Módulos ... -
Desafios enfrentados pelos técnicos administrativos do ensino superior no trabalho remoto emergencial e possíveis contribuições para o pós-pandemia
(2023-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, por meio de ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pesquisa DOCEFORM, que é um conjunto de estudantes ... -
Possibilidades para a organização do trabalho escolar na perspectiva de uma proposta de educação integral
(2017-06-27)Esta pesquisa teve como temática norteadora a educação integral e a organização do trabalho escolar, tendo como foco as formas de organização do trabalho escolar para a implementação de uma proposta de educação integral. ... -
A gestão escolar diante do desafio da evasão de alunos do 1º ano do ensio médio, em Soledade/RS
(2012-12-02)O presente trabalho estudou a evasão escolar no primeiro ano do Ensino Médio, em três escolas públicas estaduais, localizadas na zona urbana do município de Soledade, RS, e buscou relacionar as ações da gestão escolar ... -
Organização do trabalho escolar e o mal-estar dos professores: o desafio de integrar pessoas
(2017-06-30)A presente dissertação se insere na linha de pesquisa LP2 Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ... -
"Professores em escolas públicas de educação básica: gestores de suas ações e atividades no processo de constituição e desenvolvimento do trabalho docente"
(2014-12-17)Este texto relata uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Com ela, Objetivamos compreender como os professores articulam os diferentes elementos constitutivos ...