Navegação por orientadores "Naujorks, Maria Inês"
Itens para a visualização no momento 21-37 of 37
-
A inclusão escolar nos discursos veiculados pela educação especial: estratégia discursiva de subjetivação docente
(2014-03-10)Este estudo tem como foco os discursos veiculados pela revista Integração/Inclusão que atualmente vêm configurando e reconfigurando a Educação na perspectiva da inclusão escolar e, por consequência, os modos de ser ... -
A escola comum/educação especial: a relação da gestão com as práticas inclusivas
(2015-05-26)O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa em Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e analisa os efeitos da implementação da Política Nacional ... -
A inclusão dos alunos com necessidades especiais na educação física
(2007-11-06)Nos tempos atuais observa-se uma busca freqüente de conceitos e procedimentos para superar os desafios diários encontrados na sociedade. Dentre estes desafios está o de garantir a todos de forma indiscriminada o exercício ... -
Constituição do educador especial: redes que se tecem
(2012-05-07)Tendo passado por experiências que geraram angústias e inquietações durante minha formação e prática profissional em Educação Especial, pretendi com este trabalho analisar através de narrativas de Educadoras Especiais, os ... -
Inclusão de estudantes com deficiência na educação superior: efeitos na docência universitária
(2014-10-10)Esta Tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Com o objetivo de tensionar a política de inclusão de estudantes com deficiência ... -
Sofrimento psíquico e síndrome de Burnout: um estudo com professores do PPGE/CE/UFSM
(2004-06-30)O presente estudo científico, pertencente à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, embasou-se na investigação e ... -
As representações sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria /RS
(2008-04-25)Esta dissertação visa identificar as Representações Sociais dos professores sobre a avaliação dos alunos incluídos na rede pública regular de ensino em Santa Maria, buscando os reflexos das mesmas na prática pedagógica ... -
Formação em Educação Especial na UFSM: estratégias e modos de constituir-se professor
(2013-04-03)Esta Tese busca, a partir dos estudos foucautianos e operando com noções de sujeito, discurso e subjetivação, empreender uma análise sobre os processos de formação de professores de Educação Especial do Curso de Educação ... -
A inclusão escolar de alunos com transtorno do espectro autista em municípios da 4ª Colônia de Imigração Italiana, RS: um olhar sobre as práticas pedagógicas
(2014-11-16)Esta pesquisa se constitui como um estudo de caso múltiplo do tipo exploratório e possui uma abordagem qualitativa. O objetivo geral deste estudo foi investigar como ocorrem os processos de escolarização de alunos com TEA ... -
Outras pedagogias, outras subjetividades: do dispositivo da inclusão escolar, um enunciado sobre as diferenças
(2017-03-24)A questão das diferenças compõe um discurso pedagógico que mobiliza as escolas para que a introduzam em seus referenciais político-pedagógicos, a fim de que se tornem inclusivas. Com a entrada da ‘alteridade deficiente’ ... -
Avaliação em educação especial: tecnologia de governamento no atendimento educacional especializado
(2013-04-26)Este estudo insere-se na Linha de Pesquisa de Educação Especial do Programa de Pós-Graduação em Educação. Tem como questão norteadora compreender quais efeitos dos discursos sobre avaliação são colocados em funcionamento ... -
Análise da trajetória da avaliação educacional brasileira
(2008-04-25)Este estudo que está inserido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, teve o objetivo de buscar entender como se construíram historicamente as ... -
As relações entre as práticas avaliativas e a produção do fracasso escolar
(2004)Este estudo teve o objetivo de investigar como as práticas avaliativas utilizadas nas escolas podem estar associadas ao fracasso escolar, principalmente com relação aos alunos que apresentam baixo rendimento. Esta pesquisa, ... -
Marcas institucionais operando na subjetivação dos sujeitos com deficiência
(2012-05-07)Essa pesquisa propôs-se a compreender, a partir de discursos profissionais vivenciados em uma instituição escolar - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE e também da seleção e análise de alguns materiais ... -
A educação física como ferramenta de inclusão de crianças com déficit cognitivo
(2007)O presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, que tem por tema principal evidenciar a importância que a Educação Física exerce no trabalho com crianças com déficit cognitivo nos anos iniciais do ... -
Educação inclusiva: os gestores educacionais frente uma educação para as diferenças
(2004)Este estudo tem por objetivo identificar como os gestores educacionais reconhecem seu papel dentro do processo inclusivo de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, em três escolas da rede pública ... -
Institucionalização escolar e empreendedorismo: efeitos da governamentalidade neoliberal na sujeição do aluno a EJA
(2014-03-10)A presente dissertação se propõe a problematizar os efeitos da governamentalidade neoliberal na condução dos sujeitos na contemporaneidade, em uma sociedade gestada pela lógica da seguridade. Ao propor tal empreendimento ...