Navegação por programa "Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 293
-
O jovem como multiplicador das boas práticas agrícolas no município de Agudo, RS, Brasil
(2011-02-25)A exposição humana aos agrotóxicos se constitui em um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. O trabalhador rural e sua família estão expostos a diversas situações de risco à saúde ... -
Ensino de ciências na educação infantil: formação de professores da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS, Brasil
(2015-08-17)O ensino de ciências tem assumido um papel cada vez mais importante na Educação Básica, as orientações curriculares apontam para a importância da área do conhecimento de mundo para o desenvolvimento pleno dos alunos, por ... -
Demandas e dilemas da prática como componente curricular na formação de professores de biologia
(2019-07-12)As sucessivas mudanças na formação de professores no Brasil, em especial aquelas ocorridas nas últimas décadas, perpassaram o modelo “3+1”, chegando na proposição atual que vem sendo construída, a partir da Lei 9.394/96 ... -
O processo de escolha do livro didático por professores: a evolução do PNLD e seus efeitos no ensino de Ciências
(2014-06-03)Investigamos o processo de escolha do Livro Didático (LD) de ciências, no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), por professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (AIEF), a partir de entrevistas. Após ... -
Relações entre a matemática e a física numa perspectiva interdisciplinar: um estudo exploratório com viés na aprendizagem significativa
(2018-02-26)A presente pesquisa descreve um estudo exploratório que buscou investigar possíveis relações conceituais entre a Matemática e a Física em diferentes contextos: em dissertações e teses, em trabalhos publicados em eventos ... -
Investigação das relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos de matemática no âmbito do Programa Residência Pedagógica /UFSM - RS
(2022-01-28)A presente pesquisa tem por objetivo investigar as relações entre aspectos declarativos e procedimentais de licenciandos em Matemática participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Federal de Santa ... -
Clássicos da literatura infantil sob o olhar do ensino de ciências: uma proposta para os anos iniciais
(2021-08-20)A alfabetização científica nos anos iniciais é de extrema importância, uma vez que ela auxilia o aluno a compreender melhor o mundo em que está inserido. Um possível meio de sua inserção nos anos iniciais está na literatura ... -
Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul
(2023-07-31)Esta dissertação apresenta uma análise sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) no ambiente escolar, com ênfase nas perspectivas para o ensino médio do estado do Rio Grande do Sul (RS). Para ... -
A qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul
(2012-09-13)O ensino de ciências tem sido um desafio para a educação, pois os alunos não apresentam perceber a utilidade dos conteúdos ministrados nas aulas e os professores referem-se a dificuldades para desempenharem as suas atribuições ... -
Legado da educação básica para a alfabetização genética dos cidadãos
(2019-08-30)Os conhecimentos genéticos estão a cada dia mais presentes no cotidiano dos cidadãos. Desta forma, esta pesquisa teve como objetivo avaliar como o ensino de genética, realizado durante a Educação Básica no Brasil, está ... -
Ensino e aprendizagem de química a partir da temática “tintas para tatuagem”
(2017-06-05)Esta pesquisa de mestrado tem como objetivo geral favorecer o ensino e a aprendizagem de Química por meio da contextualização dos conteúdos científicos com a temática “tintas para tatuagem”, para estudantes de 3ª série do ... -
Inserção de tópicos de física partículas de forma integrada aos conteúdos tradicionalmente abordados no ensino médio
(2014-04-09)Apresentamos, neste trabalho, uma pesquisa que trata da inserção de tópicos de Física de Partículas integradas aos conteúdos tradicionalmente estudados no Ensino Médio. Também uma proposta de como esses conteúdos podem ser ... -
Planejamento didático na formação inicial de professores de ciências com a metodologia ativa revisão por pares
(2022-10-07)Este estudo vem ao encontro às necessidades de formação inicial de professores quanto às implicações das práticas de ensino e aprendizagem interdisciplinares e contextualizadas, com a utilização de metodologias ativas. ... -
Alimentos funcionais e seu potencial antioxidante: contextualizando a química na escola
(2019-02-18)O presente trabalho utilizou a temática “Alimentos Funcionais e seu Potencial Antioxidante” como tema gerador de conhecimentos químicos e científicos para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Teve-se por ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
Os reflexos da aplicação do planejamento interdisciplinar no ensino de ciências no 1º ciclo de alfabetização
(2015-06-24)O objetivo do presente estudo foi verificar as contribuições da aplicação de um planejamento com temáticas de Ciências num formato interdisciplinar da prática do professor ao desempenho dos alunos. A amostra foi composta ... -
Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio
(2011-06-27)O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ... -
O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação
(2011-10-21)O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto ... -
O uso da temática macroinvertebrados aquáticos como estratégia contextualizadora para o ensino de ciências
(2019-02-25)A presente pesquisa foi desenvolvida com estudantes do 8º ano em uma escola pública do ensino fundamental no município de Uruguaiana, RS, em 2018, e teve como objetivo, a avaliação uso da temática Macroinvertebrados ... -
O bioma Pampa como temática de investigação no ensino básico no município de Uruguaiana - RS
(2018-02-23)A presente pesquisa trata de uma investigação qualiquantitativa, desenvolvida em três escolas públicas de ensino básico completo, situadas no município de Uruguaiana-RS. O trabalho teve como base a investigação da percepção ...