Itens para a visualização no momento 16481-16500 of 31105

    • A história oral na captação de uma reportagem documental da Rádio Universidade 

      Palma, Glaíse Bohrer (1995)
      A captação convencional no Jornalismo é feita basicamente através de entrevistas, com perguntas e respostas; às vezes até mesmo respostas já esperadas de fontes oficiais. Este tipo de captação faz com que as reportagens ...
    • História pública às avessas: o programa “alienígenas do passado” e a (des)construção da História da África 

      Silva, Thales Ferraz (2023-02-08)
      Esse trabalho tem como objetivo identificar os recursos argumentativos utilizados pelo programa “Alienígenas do Passado”, do History Channel, para sedimentar a versão que eles apresentam a respeito da História da África ...
    • História(s) em Tempos de Crise: Possibilidades e Perspectivas 

      Oliveira, Pedro Vieira Marques de; Schio, Jordana Eccel; Freitas, Thuyla Azambuja de; Vargas, Victoria Brum; Gonçalves, Patrik Madruga; Husein, Vitória Miron; Trindade Junior, Ramiro Paim; Keller, Kevenn Werney; Quinzani, Rafael Fiedoruk; Reolon, Gabriel; Rodrigues, Mateus de Moura; Faccin, Débora; Ponte, Francisco Cenci Dal; Martinelli, Veronica Vieira; Faria, Simone Gomes de; Senna, Adriana Kivanski de; Moch, Vitória Ulinoski; Gomes, Pedro Leal; Sayão, Moises Nunes; Pereira, Dandara Perlin; Rubin, Luiza Batú; Cezne, Andrea Nárriman; Visentini, Íngrid Schmidt; Fernandes, Fernanda Sena; Fabris, Tailiny Femi; Pause, Henrique Hamester; Cezne, Andrea Nárriman; Crestani, Pillar Cornelli; Juriatti, Tamara; Neumann, Guilherme Rigo; Piassini, Carlos Eduardo; Schmitt, Gabriela; Minuzzi, João Davi Oliveira; Silva, Yuri Batista da; Sausen, João Vitor; Barbosa, Higor Xavier; Machado, Lucas Soares; Oliveira, Rodrigo dos Santos; Oliveira, Elias Cósta de; Silveira, Eduardo Bortolotti; Bortoluzzi, Luzia Zimmermann; Prestes, Richard Nozário da Silva; Costa, Matheus Donay da; Costa, Eduardo Santos; Rodrigues, Chermaine; Costa, Leandro Braz da; Silva, Camila de Almeida; Ramos, Tauani Bisognin; Brito, Luciana Souza de; Penha, Murilo de Melo; Faccin, Mayara; Oliveira, Matheus Medeiros de; Pereira, Roberta Avila; Quinzani, Rafael Fiedoruk; Santo, Vitor Vinicius Dias do Espírito; Squio, Luigi Bertoldo; Orquen, Carolina; Marques, Tiago Soares; Cicconet, Angélica; Werner, Angela Patrícia Amaral; Martins, Cyro Porto; Rigue, Fernanda Monteiro; Feltrin, Tascieli; Veiga, Adriana Moreira da Rocha; Alves, Viviane Siqueira; Lottermann, Luiz Alfredo Fernandes; Santos, Marcos Alesandro Neves dos; Rossato, Monica; Krum, Jayme Rodrigues; Rohr, Gabriel Gollmann; Sônego, Aline; Pedroso, Guilherme Vargas; Rodrigues, Luiz Fernando dos Santos da Silva; Silveira, Amanda; Pedroso, Guilherme; Oliveira, Franciele; Anhanha, Taiane; Faria, Simone Gomes de; Senna, Adriana Kivanski de; Santos, Heloísa dos (2020)
      O Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão em História da UFSM é organizado pelos(as) estudantes de graduação dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado) vinculados aos Grupos de Estudo, Pesquisa e Programas de ...
    • Uma história, dois olhares: narrativas de alunas/professoras do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura - Cachoeira do Sul/RS (1929 -1990) 

      Rosa, Ilhana de Lima Rodrigues da (2008-04-10)
      Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender a trajetória de formação docente no Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura, de Cachoeira do Sul/RS, através das memórias de alunas/professoras, entre ...
    • História, memória e patrimônio cultural: fundamentos e sensibilizações da comunidade de Nova Palma (CPG e Museu Histórico). 

      Stefanello, Liriana Zanon (2010-01-11)
      Ao longo dos tempos e da história, observamos a transformação de muitas concepções e da própria sociedade. Isso é percebido, por exemplo, nas compreensões de patrimônio cultural, de história e de museu. Nesse sentido, esse ...
    • História, mito e identidade em O Conquistador, de Almeida Faria. 

      Lima, Silvani Lopes (2006-12-15)
      A presente dissertação de mestrado utiliza como corpus de análise o romance O Conquistador, de Almeida Faria. A interpretação da obra considera três pontos de leitura: História, mito e identidade. Inicialmente, busca-se ...
    • História, regiões e fronteiras 

      Chiaramonte, José Carlos; Tedeschi, Sonia Rosa; Grijó, Luiz Alberto; Maíz, Claudio; Souza, Susana Bleil de; Kühn, Fábio; Moraes, María Inés; Padoin, Maria Medianeira; Pereira, Alessandro de Almeida; Bidinoto, Lauro Manzoni; Macchi, Virginia; Ayrolo, Valentina; Morea, Alejandro; Lanteri, Ana Laura; Rossato, Monica; Ferullo, Diana Verónica; Bravo, María Celia; Cunha, Jorge Luiz da; Marin, Diosen; Santos, Júlio Riardo Quevedo dos; Valdemarca, Laura; Silveira, Ada Cristina Machado; Guimarães, Isabel Padilha; Lisbôa Filho, Flavi Ferreira; Pommer, Roselene Moreira Gomes; Konrad, Glaucia Vieira Ramos; Lima, Bruna; Konrad, Diorge Alceno; Barahona, Cristina Moyano; Cerda, Francisco Del Campo; Lázzaro, Silvia B.; Valdebenito, Hernán Venegas; Campi, Daniel; Vignoli, Marcela; Borin, Marta Rosa; Nicoloso, Fabrício Rigo (2012)
      O Comitê História, Regiões e Fronteiras (CHRF) da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), criado em 2004, vem ano a ano consolidando sua atuação enquanto um Comitê Acadêmico que engloba grupos de pesquisa ...
    • História: novas possibilidades de ensinar e aprender 

      Pereira, Mariane Fernandes (2011-12-02)
      Neste estudo, são apresentados os dados obtidos com a análise da relação existente entre evolução tecnológica, a implantação das tecnologias educacionais na escola e os resultados desses usos na aquisição e produção do ...
    • História: poder, cultura e fronteiras 

      Oosterbeek, Luiz; Soux, María Luisa; Nodari, Eunice Sueli; Tedeschi, Sonia Rosa; Silva, Naiani Machado da; Rossato, Monica; Padoin, Maria Medianeira; Souza, Susana Bleil de; Chiaramonte, José Carlos; Konrad, Diorge Alceno; Lima, Bruna; Maciel, Renata Baldin (2017)
      A partir da temática proposta que envolve discussões acerca do poder, da cultura e das fronteiras, nos seus mais diversos âmbitos e níveis de manifestações e preocupações, busca-se apresentar neste livro um conjunto ...
    • Histórias da mídia: campos da publicidade e da comunicação institucional 

      Moraes, Ana Luiza Coiro; Lisbôa Filho, Flavi Ferreira; Barcellos, Marília de Araujo; Fischer, Luciana; Dellazzana, Angela Lovato; Machado, Maria Berenice da Costa; Londero, Rodolfo Rorato; Ribaric, Marcelo Eduardo; Silva, Sandro Takeshi Munakata da; Borelli, Viviane; Fantoni, Francieli Jordão; Araújo, Margarete Panerai; Rocha, Marcelo da Silva; Salbego, Juliana Zanini; Pozobon, Rejane de Oliveira; Arruda, Paula Purper; Conrad, Kalliandra Quevedo; Fossá, Maria Ivete Trevisan; Garrini, Selma Peleias Felerico; Rodrigues, Fabiana; Santos, Gabriela Silva dos; Kalil, Samara; Rempel, Gabriela; Petermann, Juliana; Quadros, Itanel; Balsemão, Rodrigo de Freitas Zinelli; Klanovicz, Jó; Carniello, Monica Franchi; Estefano, Giselle; Rodrigues, Flávia Chaves Valentim; Santos, Moacir José dos; Schacht, Rakelly Calliari; Beltrão, Jimena Felipe; Silva Júnior, Antonio Carlos Fausto da; Ventorini, Jaiane; Marquez, Silvia; Silva, Gabrielly Milani da; Oliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de (2013)
      "A obra visa contemplar aspectos teóricos, técnicos e práticos da Publicidade e Propaganda e da Comunicação Institucional − inclusive os ligados ao ensino e à pesquisa, bem como as suas interfaces com as mais variadas ...
    • Histórias de vida de educadoras do MST e sua contribuição para o ensino das artes visuais 

      Oliveira, Vinícius Luge (2010-03-03)
      A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa 4 - Educação e Artes, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, buscou a partir da história de vida de três educadoras do Movimento ...
    • Histórias de vida e narrativas de quatro professoras normalistas 

      Bairros, Catia Pascotini (2018-08-30)
      O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, Mestrado Profissional, da Universidade Federal de ...
    • Histórias de vida: uma "escuta" às narrativas de uma surda sobre sua trajetória escolar 

      Jost, Sabine (2010-11-24)
      Esta pesquisa teve como propósito a produção de conhecimentos acerca das práticas escolares vivenciadas por uma surda pertencente à comunidade de surdos de Santa Maria/RS, elucidando o caminho percorrido pela mesma, bem ...
    • Histórias de vidas e suas possibilidades de sentidos e (re) encontros: trajetórias à luz da oficina de trabalho e geração de renda em um CAPS II. 

      Rosa, Aridiane (2019-07-16)
      No paradigma da reforma psiquiátrica e da reabilitação psicossocial, as oficinas em saúde mental possibilitam potentes catalisadores na direção da inclusão social, autonomia e identidade dos sujeitos envolvidos. Com isso ...
    • Histórias do nono e da nona 

      Rossato, Marisa Bertoldo (2023)
      Nono e/ou nona é uma forma carinhosa que os descendentes de imigrantes italianos usam para se referirem aos seus avós. As histórias do nono e da nona contadas neste caderno didático, é produto da nossa dissertação ...
    • Histórias e memórias institucionais a partir do acervo fotográfico do Centro Universitário Franciscano (1955-1980) 

      Brito, Luciana Souza de (2010-01-22)
      Este trabalho apresenta o estudo acerca das histórias e memórias do Centro Universitário Franciscano, que podem ser interpretadas por meio da análise do acervo fotográfico da instituição. O objetivo geral desse trabalho ...
    • As histórias em quadrinhos (HQs) como recurso didático para o ensino e aprendizagem da geografia no 7º ano do ensino fundamental 

      Brentano, Bruna (2018-12-15)
      A presente pesquisa aborda o uso das histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino e aprendizado de Geografia no 7º Ano do Ensino Fundamental. A prática teve como objetivo geral contribuir para o ensino e ...
    • Histórias em quadrinhos digitais para o ensino de ciências na formação de professores dos anos iniciais 

      Freitas, Karina Oliveira de (2015-07-27)
      Embora a necessidade da incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de formação de professores esteja afirmada nas políticas públicas que regulamentam a educação brasileira, estudos têm ...
    • Histórias em quadrinhos educomunicativas e recursos educacionais abertos 

      Lucas, Henrique Denis (2014-07-03)
      Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica das conceituações da Educomunicação, dos Recursos Educacionais Abertos e da linguagem das histórias em quadrinhos relacionando-as com o movimento da educação aberta e ...
    • Histórias em quadrinhos: uma alternativa pedagógica para o ensino de química 

      Klein, Vanessa (2018-02-07)
      Em virtude da complexidade do ensino de química, um dos desafios dos professores consiste na busca constante de alternativas para inovar o contexto educacional, despertando o interesse dos estudantes e flexibilizando o ...