Navegação por título
Itens para a visualização no momento 20372-20391 of 31127
-
Mídia e política: Revista Veja e o caso Renangate
(2008-11-03)Este trabalho analisa a relação que se estabelece entre a mídia e a política, concluindo que a política depende da mídia para se projetar na sociedade. O estudo está centrado na Revista Veja, especificamente na representação ... -
Mídia e representação social juvenil: recepção do Programa Malhação
(2011-12-01)Este estudo centra-se no entendimento de jovens de classe popular e de sua relação com o meio de comunicação televisão. Investigamos a representação social juvenil e, por isso, temos em Malhação um exemplo rico cuja ... -
Mídia e responsabilidade social empresarial
(2007-01-19)Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia impressa de Santa Maria/RS, Diário ... -
Mídia e segurança pública no Brasil: o Jornal Nacional e a securitização da intervenção federal no Rio de Janeiro (2018)
(2023-03-13)A presente tese de doutorado tem como tema central a mídia e a segurança pública no Brasil. Justifica-se o estudo tendo em consideração que o tema da securitização da segurança pública gera inquietude na sociedade e, ... -
A mídia impressa como ferramenta pedagógica na educação básica: a experiência do jornal 21 informações
(2011)Este estudo tem o intuito de refletir sobre a experiência do resgate da leitura e da escrita através do uso e da produção do jornal na sala de aula, enquanto ferramenta pedagógica para potencializar a produção textual dos ... -
Mídia propagável na crise governamental brasileira de 2015: o uso dos imemes na comunicação em rede
(2015-12-14)Internamente à “sociedade em rede” (Castells, 1999), a “auto comunicação de massa” (Castells, 2010) segue configurando os fluxos de comunicação. Esses fluxos são complexos e envolvem tanto relações da cultura empresarial ... -
A mídia rádio como auxílio para desenvolver a expressão oral e escrita na escola
(2010-12-20)O trabalho traz uma reflexão sobre a contribuição da rádio escolar como instrumento de apoio ao processo de ensino-aprendizagem, especificamente na construção da oralidade e da escrita dos alunos. O rádio, na escola, ... -
A mídia rádio e sua contribuição para a aquisição da leitura e da escrita dos alunos do 2° ano do ensino fundamental da E.M.E.F Nepomuceno Vieira Brum
(2012-01-29)Este artigo pretende mostrar como a mídia rádio pode contribuir no processo de aquisição da leitura e da escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, sendo utilizada como um instrumento para cativar e explorar ... -
Mídia sonora como território de luta MST: possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular
(2022)Essa pesquisa apresenta como principal objetivo identificar as possibilidades contra-hegemônicas da comunicação popular na mídia sonora a partir da presença no Instagram e no Spotify do programa Vozes da Terra. O Vozes ... -
Mídia, identidade e representação: uma análise da publicidade televisiva da cerveja polar export.
(2011-04-14)A publicidade televisual apropria-se das características do meio, buscando promover, através de seus discursos, uma identificação com o público. O uso intensivo de recursos técnicos da linguagem audiovisual busca converter ... -
Mídia, identidades e sociabilidades: um olhar sobre os Otakus
(2016-03-30)Este estudo tem como foco a relação entre a mídia e a formação do Grupo Otaku, termo utilizado no Brasil para designar os fãs da cultura pop japonesa. Deste modo, objetivando compreender como a mídia atua na formação de ... -
Mídias no contexto escolar: investigação sobre o uso das mídias na sala de aula presencial
(2010)Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que aborda a realidade de utilização de recursos midiáticos em sala de aula presencial por professores que realizaram cursos à distância em comparação ... -
Mídias audiovisuais de entretenimento como estratégia de contextualização problematizadora para o ensino de ciências
(2019-09-18)O ensino de Ciências nas escolas deve possibilitar ao aluno se apropriar da estrutura do conhecimento científico e de seu potencial explicativo e transformador, de modo a desenvolver um olhar abrangente sobre o mundo. ... -
Mídias como ferramenta de visibilidade étnica: a difícil tarefa de reconhecimento e pertença de grupos afro-brasileiros no município de São Borja
(2017-10-20)Este artigo discute como as mídias utilizadas na educação podem contribuir para o reconhecimento da pertença na cultura afro-brasileira no município de São Borja no interior do Rio Grande do Sul, município e estado que ... -
As mídias como recurso educacional na educação especial: um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, Capão do Cipó, RS
(2012)O referido artigo apresenta os resultados do estudo de caso realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Júlio Biasi, no município de Capão do Cipó, RS, tendo como público alvo quatro educadoras com formação em ... -
As mídias como recurso potencializador dos projetos escolares
(2011)As atividades abordadas, neste artigo, retratam as dinâmicas proporcionadas por mídias diversificadas no contexto escolar, explorando a leitura com sua diversidade de gêneros e tipologias que permeiam concomitantemente no ... -
As mídias como recursos para promover uma alimentação saudável dos alunos dos anos iniciais da escola Dr. Penna
(2012)Este trabalho de pesquisa teve por objetivo ampliar conhecimentos e potencializar a prática de uma alimentação saudável, buscando-se utilizar as mídias disponíveis da Escola Dr. Penna, do município de Bagé/RS, como ... -
As mídias como suporte do desenvolvimento escolar
(2013)As tecnologias estão cada vez mais dentro da escola, porém é necessário que o professor planeje e execute ações educativas que explorem estas tecnologias de forma criativa. A partir desta motivação, foi desenvolvida uma ... -
Mídias como suporte pedagógico para a reciclagem de lixo
(2010-06-18)A questão ambiental é um tema que precisa ser discutido amplamente no ambiente escolar. Os problemas ambientais são enormes e a necessidade de ações conscientes frente a eles é urgente e contínua. Muito é o lixo produzido ... -
Mídias digitais e utilização de tecnologias móveis na educação da geração Z
(2014-12-18)As mídias digitais estão totalmente inseridas nas atividades diárias da geração Z, geração esta, formada por pessoas nascidas a partir da década de 2000, também conhecidos como nativos digitais (GABRIEL, 2013). Para a ...