Navegação por título
Itens para a visualização no momento 2516-2535 of 31105
-
Aprendizado ativo em raciocínio baseado em casos para o emprego do engano em jogos de cartas
(2020-08-07)Engano é um comportamento que está onipresente nas interações sociais cotidianas. O engano e, principalmente, seu emprego e detecção automáticos, são objeto de pesquisas em diversas áreas, tais como, defesa cibernética, ... -
O aprendizado em organizações certificadas pela NBR ISO 9001:2000
(2008-10-10)Esta dissertação consiste em um estudo de multicaso realizado em três empresas localizadas na cidade de Panambi/RS. O principal objetivo do estudo é determinar os aspectos predominantes no processo de aprendizagem em ... -
O aprendizado em química nuclear no Pronatec mediado pela teoria da atividade de Engeström
(2017-02-23)Cada vez mais se discute a importância de que profissionais de todas as áreas desempenhem seu trabalho de forma mais efetiva com uma capacidade de resolver problemas interdisciplinarmente. A Química Nuclear é uma dessas ... -
Aprendizado na área de linguagens no ensino fundamental com a contribuição da robótica educacional e cultura maker
Atualmente, com a digitalização crescente, é evidente a necessidade de se capacitar pessoas para as áreas de tecnologia, robótica e campos relacionados. No entanto, as escolas, sobretudo, as universidades, vem enfrentado ... -
Aprendizado por reforço profundo distribucional paralelo para navegação sem mapa de robôs móveis terrestres
(2023-02-06)Este trabalho apresenta um estudo de técnicas de aprendizagem de reforço profundo que utiliza redes distributivas paralelas de atores-críticos para navegar com robôs móveis terrestres. As abordagens propostas são desenvolvidas ... -
Aprendizado por reforço profundo para navegação de robôs móveis
(2019-12-11)Este trabalho apresenta um estudo de técnicas de aprendizado profundo usando a rede de Política de Gradiente Determinística Profunda e a rede de Ator-Crítica Suave para a aplicação na navegação de robô móveis. Para que ... -
Aprendizado por reforço profundo paralelo aplicado a navegação de drones em três dimensões
(2023-02-23)O trabalho apresentado neste texto consiste em um estudo sobre aprendizado por reforço profundo aplicado à navegação sem mapa de drones em três dimensões. Para isso, foram utilizados dois métodos, o D4PG e o DSAC, ambos ... -
Aprendizagem Ativa: Desenvolvimento de Programa em VBA para o projeto de Eficiência Energética
O presente trabalho tem como objetivo principal o desenvolvimento de um programa computacional para projetos de eficiência luminosa, através da ferramenta Visual Basic for Applications (VBA), ferramenta que pode ser utilizada ... -
Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial do professor de matemática: um experimento
(2019-12-17)A presente pesquisa tem por problemática investigar quais são as potencialidades de aprendizados de um grupo, composto por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria ... -
Aprendizagem baseada em problemas, por meio de temáticas, como metodologia ativa facilitadora no ensino de ciências/química
(2022-10-07)As metodologias de aprendizagem ativas, nas quais os estudantes são protagonistas do processo de construção do próprio conhecimento, são essenciais ao desenvolvimento intelectual autônomo. Entre as tendências metodológicas, ... -
Aprendizagem colaborativa através do uso do Glogster nas aulas de Biologia
(2014-07-11)A sociedade contemporânea vivencia uma constante e rápida mudança nas tecnologias da informação e comunicação que estabelece novas relações entre o conhecimento, ensino e aprendizagem. Com isso, é fundamental que os ... -
Aprendizagem colaborativa mediada pelo blog do Moodle
(2010-11-27)Com o suporte nas pesquisas teóricas acerca da aprendizagem colaborativa e as novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aplicadas ao Ensino a Distância, pretendeuse investigar o uso da ferramenta blog do ... -
Aprendizagem colaborativa mediada pelo Moodle como apoio ao ensino de licenciatura em computação do IFTO - Campus Araguatins
(2015-03-27)O presente trabalho teve por objetivo analisar o potencial da integração do Moodle como apoio ao ensino do Curso de Licenciatura em Computação, para promover a interação e a colaboração em rede. Adotou-se uma abordagem ... -
Aprendizagem colaborativa na formação docente o PIBID/UFSM em foco
(2015-07-17)O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil/2009) é destinado a acadêmicos das licenciaturas, realizando inserções na Educação Básica e visando a melhorar a formação docente. O PIBID da Universidade ... -
Aprendizagem com qualidade no mundo do trabalho: reflexões e possibilidades
(2003-11-24)Inseridas numa sociedade em que as relações produtivas cada vez mais se caracterizam pela competitividade, para garantir um lugar no ranking do comércio global, as organizações sentem-se desafiadas a investir na inovação ... -
Aprendizagem da arte e formação de educadores
(2009-07-20)Esta investigação desenvolvida na Linha de Pesquisa Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria tem como objetivo pensar a aprendizagem da arte e sua importância ... -
A aprendizagem da criança com Síndrome de Down na educação infantil
(2009-06-30)O presente trabalho visa construir uma pesquisa direcionada para o contexto escolar de Educação Infantil referente à criança com Síndrome de Down. Buscar-se-á também um conhecimento sobre a Síndrome, através da investigação ... -
Aprendizagem da docência na formação inicial: saberes desenvolvidos na inserção em escolas
(2017-12-13)No âmbito governamental, várias políticas públicas foram criadas e estão sendo criadas ou desenvolvidas no sentido de se instituir um sistema nacional de educação que possa efetivar uma formação mais ajustada as atuais ... -
A aprendizagem da docência nos cursos técnicos de ensino médio integrado
(2014-04-23)Esta tese insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem como foco a aprendizagem da ... -
Aprendizagem da docência universitária: a gestão em contextos emergentes
(2019-07-08)Os tempos e espaços da Educação Superior vêm sendo impulsionados à novas configurações, especialmente, por meio de políticas públicas de expansão e democratização e do contexto tecnológico consolidando um cotidiano cada ...