Navegação por título
Itens para a visualização no momento 4967-4986 of 31105
-
O brincar de bebês-mães e sua relação com o desenvolvimento psíquico, linguístico e motor
(2019-08-30)Esta dissertação teve como objetivo analisar a evolução do brincar relacionado ao desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor em bebês entre nove e 24 meses, com e sem risco psíquico. O roteiro do brincar norteou a ... -
O brincar de sujeitos com risco psíquico: um olhar interdisciplinar
(2014-03-31)Esta pesquisa analisa o brincar de dezesseis crianças entre 21 e 26 meses que apresentaram risco ao desenvolvimento, detectado entre 1 e 18 meses, por meio dos Índices de Risco ao Desenvolvimento propostos na pesquisa de ... -
O brincar e a indústria cultural: é possível salvar a criança?
(2017-02-16)Este estudo consiste na inquietação e no desejo de conhecer a criança e suas relações com o brinquedo e o brincar. Com o objetivo de compreender a afinidade que se estabelece entre os artefatos produzidos pela Indústria ... -
O brincar e as estereotipias em crianças do espectro autista diante da terapia fonoaudiológica de concepção interacionista
(2010-03-02)Os transtornos do espectro autista constituem um mistério ao clínico e ao pesquisador que se comprometem a desvendá-los, sobretudo pelas características linguísticas e de interação social apresentadas por crianças com essa ... -
O “brincar e se-movimentar” como expressão fundamental para a curiosidade da criança
(2015-03-17)Este estudo tem como objetivo principal analisar a curiosidade na vida da criança e evidenciar a importância do Brincar e Se–Movimentar, enquanto sua expressão fundamental, para o fomento da mesma. Para tanto, temos como ... -
O brincar enquanto instrumento mediador na construção do conhecimento das crianças surdas
(2010-12-20)Por meio deste estudo, pretende-se abordar sobre a importância do brincar para o desenvolvimento afetivo, cognitivo e psicomotor das crianças surdas, buscando subsídios para a reflexão de aspectos sócios culturais afetivos ... -
O brincar musical das crianças bem pequenas: organizando um espaço para sonorizar na educação infantil
(2016-09-23)A presente monografia, focaliza a experiência da música e a construção de sonoridades infantis. Como objetivo geral, buscou-se potencializar o brincar musical das crianças através da exploração de um ambiente organizado ... -
O brincar musical na educação infantil: reflexões a partir da prática pedagógica
(2021-07-09)Este trabalho de conclusão de curso aborda a Música no contexto da Educação Infantil. Como objetivo geral buscou-se compreender a importância da Música no desenvolvimento, dos bebês e das crianças na Educação Infantil e ... -
O brincar na educação infantil
(2015-02-21)A Educação de crianças pequenas tem sido vista com um olhar mais sensível e educação de qualidade. A visão da criança como sujeito ativo até a garantia do direito infantil de brincar e ser feliz em sua infância. Considerando ... -
O brincar na educação infantil: percepção da realidade escolar do município de São Borja
(2015-02-21)Esta pesquisa tem como objetivo investigar a qualidade da oferta do Brincar na Educação Infantil como atividade regular dentro da rotina de dez escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja-RS. É possível dizer ... -
O brincar na educação infantil: um estudo na perspectiva dos gestores escolares da EMEI Maria Vitória Pohlmann
(2018-06-29)Este trabalho é um estudo acerca da visão dos gestores escolares sobre o brincar na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi refletir sobre a importância do brincar na prática pedagógica da EMEI Maria Vitória ... -
O brincar na escola: manifestações e perspectivas culturais
(2002-08-05)Ao observar que o brincar na escola se resumia em uma repetição de brincadeiras ou era realizado livremente, sem qualquer intervenção pedagógica, despertou-se em nós o interesse de investigar as perspectivas pedagógicas ... -
O brincar na intervenção da terapia ocupacional nas rotinas hospitalares
(2023-03-17)A hospitalização causa quebra no cotidiano e nos hábitos de qualquer paciente, no entanto, com as crianças, deve-se compreender que a capacidade de entendimento acerca do vivido causam dificuldades que podem interferir ... -
O brincar na prática pedagógica da educação infantil
(2018-12-06)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta como temática de pesquisa o brincar na prática pedagógica da Educação Infantil. Este trabalho de Conclusão de Curso, apresenta como problema de pesquisa: Quais os espaços ... -
O brincar no currículo da educação infantil
(2013-09-13)Este trabalho apresenta um estudo reflexivo sobre a importância do brincar no currículo da Educação Infantil, com destaque a crianças da Pré -escola, enfatizando a mediação do educador neste processo. Para o desenvolvimento ... -
O brincar no tempo e no espaço da educação infantil
(2016-09-24)A organização dos tempos e espaços adequados para estimular brincadeiras constituem etapas importantes da construção de um projeto pedagógico para a Educação Infantil. Assim, o modo como se organizam e disponibilizam os ... -
O Brincar para crianças e adultas de Educação Infantil
(2023-01-31)Este trabalho tem por objetivo compreender a importância do brincar para as crianças pequenas, na perspectiva de crianças e adultas da Educação Infantil de escola pública do município de Santa Maria/RS. Orientando-se ... -
O brincar revolucionário de faz de conta na perspectiva histórico-cultural: vozes, imagens, manifestações, expressões das infâncias e crianças de 4 e 5 anos
(2021-11-10)O debate sobre a temática brincadeira de faz de conta ampliou-se nos últimos anos. Além disso, estudos e pesquisas com as crianças em cena estão mais intensos neste século, principalmente relacionados às suas vozes, às ... -
O brincar, a interação dialógica e o circuito pulsional da voz na terapia fonoaudiológica de crianças no espectro autístico
(2010-03-05)Esta pesquisa analisa os efeitos da terapia fonoaudiológica de concepção interacionista, atravessada pela psicanálise, na evolução linguística e subjetiva de três sujeitos na faixa etária de 2 e 5 anos, realizada durante ... -
"Brincar, aprender e criar": uma experiência na educação infantil
(2013-09-13)Esta monografia intitulada "Brincar, Aprender e Criar": Uma experiência na Educação Infantil trata de um estudo reflexivo, a partir do relato de experiência acerca da importância do brincar para o desenvolvimento e o ...