Navegação por orientadores "Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 36
-
A significação do ensino de ciências da natureza nos anos iniciais: contribuições do espaço formativo compartilhado para a formação de professores
(2021-02-10)Esta tese de Doutorado, vinculada à linha de pesquisa ―Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional‖ do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), pesquisou aspectos relacionados ... -
Como entendemos a matemática ensinada nos anos inciais? Com a palavra os licenciandos em matemática
(2015-08-28)O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo principal investigar o ... -
Matemática e infância: o jogo na organização do ensino
(2019-07-10)Este trabalho é produto de uma Dissertação de Mestrado em Educação inserida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa ... -
O jogo como desencadeador de aprendizagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
(2016-12-14)Esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, assim como outros autores que abordam em seus estudos a organização do ensino ... -
O papel do coletivo na formação de professores e futuros professores: contribuições de um grupo de estudos e pesquisas
(2022-12-16)Esta pesquisa insere-se na linha Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O objetivo principal da investigação ... -
A atividade orientadora de ensino como organizadora do trabalho docente em Matemática: a experiência do clube de matemática na formação de professores dos anos iniciais
(2013-07-01)O presente estudo objetiva investigar o processo de formação de professoras em um grupo que organiza de forma compartilhada atividades de ensino de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Nossos pressupostos ... -
Os movimentos de formação docente no projeto orientador de atividade
(2017-08-25)O presente trabalho é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa “LP1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional”. O principal objetivo foi investigar as relações essenciais ... -
Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e a organização do ensino das quatro operações matemáticas
(2019-10-29)O presente estudo é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional, ... -
Matemática na educação infantil: possibilidades para o ensino de geometria
(2016-12-14)Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa de levantamento sobre a Matemática na Educação Infantil, dando ênfase à geometria, aos jogos e à literatura infantil. Por meio deste, busco como objetivo geral ... -
A organização do ensino como desencadeadora da atividade de iniciação à docência: um estudo no âmbito do PIBID – Interdisciplinar Educação Matemática
(2017-08-24)Esta pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e seu foco volta-se à formação de futuras professoras dos cursos de Educação Especial, Pedagogia e Matemática que participaram, ... -
Futuros professores e a organização o ensino: o clube de matemática como espaço de aprendizagem da docência
(2013-05-15)Esse trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e tem seu foco voltado a um espaço de discussão sobre a formação dos alunos do Curso de Pedagogia e Matemática da Universidade ... -
A formação de futuros professores e o ensino de matemática: dos movimentos para a aprendizagem da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018-07-25)A pesquisa aqui apresentada, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional – LP1 em nível de mestrado tem como objetivo principal investigar ... -
O estágio supervisionado como espaço formativo do professor que ensina matemática
(2023-08-22)Esta pesquisa situa-se no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat), com preocupações voltadas à formação de professores, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na linha ... -
Futuros professores de matemática em aprendizagem para o ensino nos anos iniciais: contribuições de um espaço formativo
(2019-07-19)A presente dissertação é resultado de uma pesquisa desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no âmbito do Grupo de Estudos e ... -
O processo de constituição do pesquisador em educação matemática: possibilidades de formação em um grupo de estudos e pesquisas
(2023-06-16)Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O fenômeno investigado ... -
As matrizes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria: discussões sobre a formação inicial do professor
(2021-09-09)Esta dissertação de mestrado refere-se a uma investigação desenvolvida no âmbito da área de concentração Educação Matemática e da linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, ... -
Processo formativo de professores: da experiência do clube de matemática a regência de classe
(2017-08-30)Esta pesquisa de dissertação de mestrado situa-se no âmbito dos estudos acerca da formação de professores, desenvolvida em consonância com a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa ... -
Futuros professores que ensinarão matemática: espaços formativos como desencadeadores de novos sentidos sobre a docência
(2020-10-08)Esta pesquisa, vinculada a linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tem como objetivo compreender as ... -
O planejamento como orientador da organização do ensino de matemática
(2022-09-23)Esta pesquisa de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), em consonância à linha de pesquisa “Docência, saberes e Desenvolvimento Profissional”, ... -
Ser professor de educação infantil no município de Agudo/RS em tempos de pandemia
(2022-04-26)Esta dissertação, que tem como objetivo compreender a reorganização do trabalho pedagógico na Educação Infantil do município de Agudo (RS), em seus Tempos e Espaços, considerando o contexto da pandemia no ano de 2020, a ...