Navegação por assunto "Imaginário social"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 30
-
O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
(2021-02-01)O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor, profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
(2021-09-03)Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação ... -
O imaginário social do professor ouvinte da Escola Estadual de Educação Especial dr. Reinaldo Fernando Cóser em relação ao aluno surdo
(2005)Durante o período de graduação, no curso de Educação Especial, muitos foram os questionamentos em relação à surdez, à Língua de Sinais e à Educação de Surdos. Nesse sentido, fui atraída pela teoria do Imaginário Social ... -
Imaginários e experiências formadoras: o cinema vai à escola
(2016-08-30)Esta dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa I: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem o objetivo ... -
Imaginários, saberes e fazeres no ensino superior: processos formativos do formador de professores
(2017-09-05)Esta tese se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Esta investigação partiu da problemática de pesquisa ... -
Profexanismo: as significações imaginárias xamânico-guaraníticas na autoformação de pesquisadoras em educação
(2021-12-03)Esta tese de doutorado em Educação propôs-se a investigar significações imaginárias xamânicas no contexto da autoformação de pesquisadoras sobre temáticas indígenas. O percurso voltou-se inicialmente para a cosmologia ... -
Territórios docentes: as significações sociais imaginárias no contexto de projetos de educação do campo
(2014-12-19)A pesquisa potencializou a realização de um trabalho com professores rurais/do campo , perspectiva na qual se fortalece a Educação do Campo, tema e objeto desta pesquisa. A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento ... -
Imaginário social e formação continuada: o olhar para as discussões de gênero, etnia e diversidade sexual
(2018-07-16)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, realizada no Mestrado em Educação, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Teve como objetivo ... -
Formação repertório e imaginários de docência: gênero e interseccionalidades em um curso de Licenciatura em Química
(2022-12-15)Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), sendo desenvolvida no Doutorado em Educação, na linha de pesquisa: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Ir ao cinema: a formação inicial de professores e o instituinte ético-estético em educação nos processos formativos docentes
(2018-08-03)A educação abre-se à experiência cinema, trazendo o cuidado ético-estético em educação para a formação inicial, instituindo-se a partir de processos formativos docentes. Esta é a tese de doutorado que apresento à Linha de ... -
A edificação da escola no espaço negado do sonho: um estudo na formação de professores surdos
(2004-03-29)Este trabalho descreve a pesquisa realizada com dois professores surdos sobre as representações e significados construídos a partir de suas vivências na escola e nos processos de formação, inserindo-se na linha de Formação ... -
Construção de saberes e significações imaginárias na trajetória de vida de uma alfabetizadora cega
(2008-03-28)Este trabalho desenvolveu-se dentro da linha de pesquisa Formação de Professores, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Constitui-se na busca ... -
Professores (as) de história dialogam sobre avaliação da aprendizagem e formação: abordagem (auto)biográfica
(2011-06-15)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, ... -
A experiência grupal em trajetos autoformativos: imaginário social e narrativas
(2020-12-18)Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 - Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado em Educação, do Centro de Educação, da Universidade ... -
Mapas, cartas e outras memórias: heterotopias possíveis no cartocontar
(2022-12-05)Como operar uma construção política na formação de psicólogos? Essa é a questão que norteia o trabalho através das atividades propostas pelo NAE (Núcleo de apoio a escola). O NAE desde 2017 passou a ser um projeto de ... -
Trajetos formativos e significações imaginárias: as narrativas de professoras da EBTT
(2018-07-10)Esta dissertação apresenta a pesquisa realizada com professoras da Educação Básica Técnica e Tecnológica e teve como propósito perceber como foram constituídos seus trajetos formativos e seus saberes docentes em uma atuação ... -
Significações imaginárias sobre o cinema como experiências estéticas na formação inicial de professores
(2019-08-26)Essa dissertação se insere na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. A investigação partiu da problemática de ... -
Significações imaginárias sobre a condição docente no ensino médio: um estudo na rede estadual do município de Alegrete - RS
(2018-08-27)A dissertação de mestrado que apresento é vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional no Programa da Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo ... -
Caminhar para “ri”: humor e imaginário na encruzilhada da formação de professores
(2022-12-12)Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo desta investigação ...