• Aplicação de cálculo integral 

      Alves, Ivan Paulo Marques (2010)
      A disciplina terá dois momentos bem específicos: um presencial e outro a distância. Nos dois momentos serão abordados conteúdos básicos, propostos no conteúdo programático primeiramente aprimorando os conhecimentos obtidos ...
    • Ótica 

      Alves, Ivan Paulo Marques (2013)
      A disciplina de Ótica do curso de Física Licenciatura a Distância está dividida em 6 unidades. Na unidade A, vamos estudar Natureza e Propagação da Luz. Na unidade B, Reflexão e Refração. Na unidade C, Ótica Geométrica. ...
    • Limites e derivadas 

      Alves, Ivan Paulo Marques (2010)
      A disciplina terá dois momentos bem específicos: um presencial e outro a distância. Nos dois momentos serão abordados conteúdos básicos, funções e equações paramétricas que são as principais ferramentas para descrever o ...
    • Formação de docentes: carência de utilização de TDIC´s como ferramentas de ensino 

      Ambrosio, Fabrício (2020-12-08)
      Na sociedade digital em que vivemos, envoltos às informações continuamente atualizadas e dispostas em nossas mãos, perdura a imagem de alunos indo à escola com pilhas de livros, dicionários, cadernos divididos em matérias ...
    • Mercados e políticas agropecuárias 

      Arbage, Alessandro Porporatti; Fialho, Marco Antônio Verardi (2008)
      A disciplina de Mercados e Políticas Agropecuárias tem como principal objetivo capacitar os alunos para compreender o funcionamento dos mercados de uma maneira geral e, em particular, os mercados agrícolas, assim como ...
    • Análise de cadeias produtivas 

      Arbage, Alessandro Porporatti; Reys, Marcos Alves dos (2009)
      Esta disciplina tem como principal objetivo capacitar os alunos para identificar e analisar as diferentes dimensões relacionadas às cadeias produtivas e, dessa forma, inserir competitivamente a agricultura familiar nos ...
    • Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias 

      Bagetti, Aline; Grabauska, Claiton José; Bastos, Fábio da Purificação de; Abegg, Ilse; Alberti, Taís Fim (2005)
      A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo ...
    • Linguagem de programação I 

      Bertolini, Cristiano; Parreira, Fábio José; Cunha, Guilherme Bernardino da; Macedo, Ricardo Tombesi (2019)
      A disciplina de Linguagem de Programação I abrangerá os conceitos básicos de algoritmos e programação utilizando-se da Linguagem de Programação C. O livro de Linguagem de Programação I pode ser utilizado em disciplinas ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo 

      Beyer, Hugo Otto (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ...
    • Produção agroecológica vegetal II 

      Blume, Elena; Reininger, Lia; Muniz, Marlove; Dequech, Sônia (2010)
      Na Disciplina Produção Agroecológica Vegetal II, serão estudados os princípios relacionados ao manejo ecológico de pragas, de doenças e de plantas daninhas, visando à otimização da produção vegetal em sistemas agroecológicos. ...
    • Produção agroecológica vegetal I 

      Blume, Elena; Reiniger, Lia Rejane Silveira; Muniz, Marlove Fátima Brião; Dequech, Sônia Thereza Bastos (2009)
      A disciplina de Produção Agroecológica Vegetal I, apresenta os estudos sobre os sistemas integrados de produção, tecnologias que permitem melhorar o aproveitamento de agroecossistemas por meio do cultivo de grãos, espécies ...
    • Formação docente para utilização de tecnologias da informação e comunicação aplicados à educação 

      Bonitati, Bruno Batista; Franciscatto, Roberto (2020-12-07)
      Este artigo apresenta a organização de uma formação docente mediada por um Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA) para utilização e tecnologias da informação e comunicação (TICs) aplicados à educação. Com a realização ...
    • Seminário integrador I 

      Brandão, Janaína Balk; Guimarães, Gisele Martins (2018)
      Por meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material ...
    • Ferramentas colaborativas para aprendizagem a distância: um estudo para de caso do Moodle aplicado ao ensino médio 

      Bugui, Rosângela (2020-12-10)
      Este artigo propõe o desenvolvimento de um Moodle para alunos de Ensino Médio, com intuito de fazer com que eles possam estudar e aprender com o uso de uma ferramenta colaborativa à distância. O principal resultado consiste ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Dicas de escrita para professores autores 

      Cargnelutti, Camila Marchesan; Freitag, Felipe (2016)
      Essas dicas de escrita foram elaboradas pelo setor de revisão linguística instrucional da Equipe Multidisciplinar (UAB/UFSM) do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria como maneira de ...
    • O uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino básico 

      Casarin, Alexandre; Bertolini, Cristiano (2020-12-07)
      O presente artigo tem como objetivo pesquisar sobre os novos formatos pedagógicos alicerçadas sobre o uso de TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação) no Ensino Básico, principalmente, no que concerne ao ...
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • Políticas públicas e a gestão da informação arquivística 

      Castanho, Denise Molon (2008)
      Esta disciplina tem como objetivo a atualização de teorias e práticas relacionadas às políticas públicas e à gestão da informação arquivística ampliando conhecimentos nesta área. O conteúdo da disciplina está dividido em ...