Navegação por orientadores "Menezes, Eliana da Costa Pereira de"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 39
-
A avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino
(2007)Discute-se nesse estudo a avaliação dos alunos com necessidades educacionais incluídos na rede municipal de São Borja, procurando analisar se as adaptações curriculares estão ou não acontecendo no processo avaliativo dos ... -
A importância da psicomotricidade num contexto escolar inclusiva
(2010)O presente artigo tem como objeto de estudo a psicomotricidade, a partir da qual objetivou-se discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na estruturação da aprendizagem escolar num contexto educacional inclusivo. ... -
Análises sobre a aprendizagem do aluno com DI em processo de inclusão escolar
(2016-12-20)O presente trabalho objetiva discutir a aprendizagem do aluno com Deficiência Intelectual - DI em processo de inclusão escolar e teve sua origem nas experiências vivenciadas durante a realização do Estágio Supervisionado ... -
Práticas pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva: narrativas de professoras
(2017-12-14)Esta pesquisa surge de inquietações acerca das políticas da educação especial que vem desafiando o contexto escolar. Em especial, na nossa investigação, tratamos sobre as concepções e práticas pedagógicas que estão sendo ... -
Ampliação da obrigatoriedade da educação infantil: a produção de discursos no GT07 da ANPED
(2018-07-10)Este estudo se propõe a analisar como a ampliação da obrigatoriedade da Educação Infantil é produzida pelos discursos que constituem os trabalhos do GT07 da Anped. Essa ampliação, aprovada pela Lei 12.769 de 4 de abril de ... -
Modos outros de pensar a infância: um convite ao pensamento a partir da educação especial
(2019-07-29)Os modos de pensar e produzir a infância na escola foram o tema que motivou a escrita desta pesquisa de dissertação, que buscou problematizar os efeitos da articulação das práticas da Educação Especial com a Educação ... -
Socioeducação e inclusão: a produção de sujeitos no centro atendimento socioeducativo de Santa Maria/RS
(2021-02-11)Problematizar a produção de sujeitos no Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS, bem como seus efeitos e os modos de subjetivação que se dão na aliança com a escola inserida na unidade, foi o que mobilizou ... -
A aprendizagem significativa como alternativa de construção do conhecimento para alunos com déficit cognitivo
(2010)Trata-se de um artigo que tem como objetivo discutir a construção do conhecimento de adultos com déficit cognitivo, a partir de uma aprendizagem significativa. A discussão é apresentada tomando como referência a prática ... -
Problematizações sobre o aluno da escola inclusiva e o olhar clínico que inventa a criança anormal
(2022-02-11)O presente artigo monográfico tem como objetivo problematizar como o aluno da escola foi sendo produzido socialmente, através do olhar clínico que inventou a criança anormal. Traçado por questionamentos que foram sendo ... -
A produção de modos de ser do tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais
(2019-08-16)A presente pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura (DEC/UFSM/CNPq), tem como objetivo investigar a produção de modos de ser do tradutor e intérprete de Libras (Língua Brasileira ... -
A influência dos espaços educativos na formação do sujeito com deficiência
(2007-12-01)Para a concretização deste trabalho partimos do pressuposto de que a família possui papel determinante na construção das primeiras concepções de mundo do indivíduo, e de que o sistema educacional precisa dar continuidade ... -
A teoria psicogenética de Henry Wallon e a prática pedagógica em Educação Especial
(2010)O presente artigo teve como objeto de estudo a teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, procurando identificar os estágios do desenvolvimento apresentados pelo teórico e analisar como educadores especiais trabalham ou ... -
Gestão da educação do campo na racionalidade neoliberal
(2018-11-30)O presente estudo resulta de uma pesquisa que tem como objetivo analisar e problematizar a gestão da Educação do Campo na racionalidade neoliberal. Considerando tal objetivo, elenca-se como abordagem metodológica a pesquisa ... -
Estatuto da pessoa com deficiência: análises da produção de discursos sobre os sujeitos
(2016-12-16)O presente estudo referente ao Trabalho de Final de Curso (EDE 1024), do curso de Educação Especial Diurno, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), apresenta uma análise do Estatuto da Pessoa com Deficiência, aprovado ... -
Gestão escolar e políticas públicas municipais organização de ações para a prática da inclusão
(2016-02-03)O presente estudo foi desenvolvido ao longo do curso de Especialização em Gestão Educacional, nos anos de 2014 e 2015, com o intuito de buscar a análise das Diretrizes Curriculares Municipais produzidas pela Secretaria de ... -
Lei de Acessibilidade: (re)criando espaços escolares acessíveis?
(2007-12)Uma nova realidade educacional se apresenta no Brasil - a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Tal realidade nos mostra à inadequação dos prédios escolares devido à falta de condições de acessibilidade ... -
Condições de ingresso e ações para a permanência dos alunos com deficiência na UFSM
(2019-08-29)A presente pesquisa teve como objetivo conhecer ações ofertadas na Universidade Federal de Santa Maria-UFSM para inclusão dos estudantes com deficiência no ensino superior. Estruturada a partir da inspiração teórico-metodológica ... -
Educação inclusiva como princípio de gestão escolar
(2021-02-08)Este estudo objetivou analisar as ações da gestão escolar da EMEF Chácara das Flores, da cidade de Santa Maria – RS, procurando compreender como o princípio de inclusão vem sendo operado nas práticas que são desenvolvidas ... -
Práticas de educação especial no contexto educacional inclusivo no município de Santa Maria/RS
(2018)A emergência de políticas de inclusão escolar tem apresentado à escola desafios para organização de suas práticas. Considerando que cada sistema escolar possui características e condições específicas para a implementação ... -
O que pode a escola? Um olhar sobre práticas inclusivas e vidas vulnerabilizadas
(2022-12-19)Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP3 – Inclusão, Educação Especial e Diferença, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui-se como ...