Navegação por orientadores "Oliveira, Valeska Maria Fortes de"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 62
-
O lugar da poética na docência de projeto nos cursos de Arquitetura e Urbanismo: imaginário social e educação
(2021-02-01)O processo de formação do arquiteto e urbanista em professor, profissional da docência, é o mote desta tese que foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria ... -
O imaginário e os saberes de pedagogas professoras universitárias: (re)contando histórias de vida
(2006-03-30)A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Para a sua realização escolhi como ... -
O imaginário e a estética do cinema na formação de professores da educação de jovens e adultos da escola Dr. Romário Araújo de Oliveira
(2019-09-30)A investigação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, integrando a Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento ... -
Imaginário docente médico: o papel do habitus medicus na sua construção
(2015-03-10)Esta pesquisa foi desenvolvida e apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, como Tese ... -
Possibilidades de aprendizagens do professor universitário numa experiência pedagógica interdisciplinar
(2006-10-02)O trabalho Possibilidades de Aprendizagens do Professor Universitário numa Experiência Pedagógica Interdisciplinar foi desenvolvido na Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da Universidade ... -
Professores-psicólogos (trans)formadores: narrativas ético-afetivas de masculinidades fora do cis-tema
(2021-09-03)Esta dissertação trata da formação docente em Psicologia, com atravessamentos de temas relacionados a gênero e sexualidade, com ênfase em transmasculinidades. A pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação ... -
Ludicidade e imaginário ... ... suas diversas possibilidades de interlocução para repensar a formação de professores
(2004-10-08)Este estudo contempla questões que dizem respeito ao imaginário, a ludicidade e à formação de professores, compreendidos como pilares para a educação de um grupo social. Pretendemos defender o valor educativo do lúdico na ... -
A indisciplina no interior da escola: uma aproximação com o outro
(2002-03-15)O presente trabalho foi desenvolvido com adolescentes de uma 5ª série, constituída de alunos repetentes, de uma escola da rede pública estadual de Santa Maria, RS. Pretende mostrar como eram produzidos e se produziam os ... -
Trajetos e representações de docentes da pósgraduação: um olhar a partir dos imaginários e dos dispositivos
(2013-02-28)Esta tese se insere na linha “Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional” do – Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, a investigação, que ora se explicita, parte do ... -
Helena Ferrari Teixeira: entre saberes e representações
(2006-03-16)Esta dissertação se insere na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento profissional no PPGE Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM Universidade Federal de Santa Maria. Nesse trabalho, propus-me conhecer ... -
Significações imaginárias sobre a formação continuada de professores
(2015-10-15)Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no curso de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, nos anos de 2013 a 2015, inscrito na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Imaginários e experiências formadoras: o cinema vai à escola
(2016-08-30)Esta dissertação de Mestrado insere-se na linha de pesquisa I: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa tem o objetivo ... -
Imaginário, memória e linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da língua portuguesa
(2004-06-22)O trabalho Imaginário, Memória e Linguagem: as fronteiras entre o dizível e o indizível no ensino da Língua Portuguesa vinculase à Linha de Pesquisa Formação de Professores do Curso de Mestrado em Educação da UFSM e ao ... -
A docência e as práticas pedagógicas no contexto de vulnerabilidade social na infância
(2019-01-14)O presente trabalho busca trazer à tona uma discussão do contexto de vulnerabilidade social e violência, especialmente infanto-juvenil, encontrado nas escolas públicas. As escolas têm se encontrado imersas nesse contexto ... -
A condição docente no olhar de três gerações de professores formadores
(2007-03-28)Esta pesquisa foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação, nível de Mestrado do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, para a Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A ... -
A aventura cinema: imaginários e desenvolvimento profissional docente
(2023-12-11)Esta dissertação de mestrado está inserida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e faz parte da linha: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Tendo como principal ... -
Interações corporais que atravessam o tornar-se professor: histórias de vida de três professoras do ensino fundamental
(2006-09-29)Esta pesquisa intitulada Histórias de vida de três professoras do ensino fundamental atravessadas por interações corporais: que saberes e que fazeres? está vinculada a linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
Imaginários e saberes docentes na escola inclusiva: um estudo dos processos de formação e autoformação
(2005-04-15)Este trabalho se insere na linha formação de professores e apresenta a pesquisa realizada com três professoras de ensino fundamental que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais incluídos no ensino ... -
Almanach da aventura da formação de um desenhista professor
(2016-04-20)Esta é uma pesquisa autobiográca e experiencial por narrativas em forma de efemérides de um almanaque onde empreendi na aventura de movimentar-me por experiências fragmentadas, desconexas e variadas para descobrir quais ... -
Formação inicial de professores e dispositivo grupal: compondo processos formativos
(2013-03-28)Esta dissertação inscreve-se na Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Tendo como referência a experiência formativa do ...