Navegação por orientadores "Ribas, João Francisco Magno"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 41
-
Os esportes coletivos e os saberes docentes como parte do trajeto profissional de professoras de Educação Física
(2010)Esta pesquisa tem por objetivo conhecer como os esportes coletivos são vistos no trajeto de formação e atuação de professoras de educação física da cidade de Santa Maria. Além disso, pretendo problematizar os saberes ... -
Educação física escolar indígena: relações entre aspectos legais e a produção científica da área
(2018-08-02)Embasados nas necessidades de debate para o contexto educacional indígena em especial ao contexto do componente curricular Educação Física, utiliza-se esta pesquisa para desvelarmos conceitos e concepções da Educação Física ... -
Manifestações da cultura de movimento e a educação física escolar no município de Anta Gorda/RS
(2019-08-30)A área da Educação Física compreende diversas manifestações tanto corporais e culturais, manifestações estas que são de essencial relevância para os estudos e as práticas pedagógicas. Compreende-se a Educação Física então ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2009)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições da praxiologia motriz para a abordagem crítico superadora
(2008-12-22)O presente estudo tem por objetivo propor a aproximação entre duas temáticas que são inerentes ao campo de conhecimento da Educação Física: a abordagem Crítico-Superadora e a Praxiologia Motriz. Acreditamos que através ... -
Contribuições do subprojeto PIBID " Cultura esportiva da escola": perspectiva para uma formação continuada a partir da didática comunicativa
(2012)Este artigo refere-se às contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para uma professora de Educação Física e supervisora, especificamente do Subprojeto/Educação Física, "Cultura Esportiva ... -
A formação continuada de professores de educação física dos anos finais do ensino fundamental no município de Restinga Sêca, RS
(2018-07-10)A presente pesquisa apresenta como temática central a formação continuada de professores de Educação Física, tendo como objetivo geral analisar a formação continuada de professores de Educação Física, no período de 2009 ... -
A prática pedagógica de Educação Física a partir do enfoque crítico-superador em escolas indígenas
(2014)O presente trabalho visa trazer contribuições para a prática pedagógica de educação física no contexto indígena, e tem como base teórica a visão críticosuperadora, buscando trazer quais avanços, nosso referencial, aponta ... -
A formação continuada de professores e o trabalho pedagógico
(2017-06-30)A Formação Continuada de Professores representa um importante meio na formação do professor e consequentemente para a qualidade da educação. Compreende também um processo de estudos, de reflexões e de construção de ... -
O trabalho pedagógico no PIBID - cultura esportiva da escola e suas repercussões para a formação inicial em educação física
(2015-04-27)Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico no PIBID - Cultura esportiva da escola e suas repercussões para a formação inicial de professores de Educação Física do CEFD/UFSM. Esta pesquisa foi ... -
Lógica interna e os princípios didáticos do futsal
(2022-11-30)A Praxiologia Motriz, é uma teoria que tem como premissa estudar a essência dos jogos e esportes, mais precisamente no que se refere ao estudo da Lógica Interna das práticas motrizes. O Futsal é uma modalidade com interações ... -
Articulações iniciais entre a praxiologia motriz e o método teaching games for understanding: revendo conceitos do ensino para compreensão
(2017-06-27)Muitos avanços foram propostos para Educação Física a partir das décadas de 1980 e 1990, com diversos estudos teórico-epistemológicas que situaram o papel da Educação Física brasileira. Contudo, poucas investigações ... -
O modelo teaching games for understanding e a praxiologia motriz: sistematização do ensino para compreensão da lógica interna do voleibol
(2019-07-23)O debate teórico sobre a finalidade da Educação Física trouxe avanços consideráveis para a área, principalmente no que se refere aos elementos pedagógicos e às abordagens de ensino. Não obstante, a discussão teórica sobre ... -
A sistematização da lógica interna do futsal a partir da praxiologia motriz
(2019-07-23)O Futsal é uma prática motriz cada vez mais presente na escola e em vários outros espaços formativos, constituindo parte importante da atividade desportiva de crianças, jovens e adultos. A Praxiologia Motriz é uma teoria ... -
Princípios didático-metodológicos para o trabalho pedagógico com jogos tradicionais
(2017-03-17)Os jogos tradicionais são conteúdos/conhecimentos que se expressam a partir das características dos grupos sociais que os cultuam. São manifestações da cultura corporal não menos qualificada que outros conteúdos da Educação ... -
A lógica interna do beach tennis a partir da praxiologia motriz
(2023-01-19)O Beach Tennis é uma prática motriz onde cada praticante manuseia uma raquete e controla uma bola. Além disso, é praticada em uma quadra de areia dividida por uma rede. Essa modalidade é relativamente nova, tendo surgido ... -
Ensino-aprendizagem-treinamento do voleibol: proposições a partir da praxiologia motriz e o método situacional
(2018-07-12)O Voleibol caracteriza-se como uma prática motriz de cooperação e oposição e em virtude de ser classificada como um Jogo Esportivo Coletivo, motiva uma gama de estudos científicos em diversos contextos. Pesquisas relacionadas ... -
Características da formação pedagógica no PIBID/Educação Física/UFSM
(2018-06-26)O estudo aborda as características da formação pedagógica no PIBID/EF/UFSM. Os objetivos deste trabalho são: desenvolver a concepção pedagógica que norteou o presente estudo, no caso, a teoria crítico-emancipatória; descrever ... -
Jogo, infância e educação física: conhecimento e especificidade
(2018-12-05)O presente trabalho teve por objetivo analisar, a concepção do jogo como conteúdo (aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais) na Educação Física para a infância, na produção científica na área da Educação Física ... -
Estado da arte: conteúdo dos jogos de educação física como atividade pedagógica na educação infantil
(2016-02-02)Este estudo tem por objetivo identificar como o conteúdo dos jogos de Educação Física tem sido abordado na Educação Infantil, primeira etapa da educação básica de ensino. A pesquisa bibliográfica foi realizada a partir ...