Navegação por orientadores "d'Ornellas, Marcos Cordeiro"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 26
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Gestão para o processo de desenvolvimento de software científico utilizando uma abordagem ágil e adaptativa na microempresa
(2010-03-22)O desenvolvimento de software científico possui particularidades que, frequentemente, diferem das regras comumente utilizadas na produção de softwares comerciais. Novos requisitos que surgem no decorrer do desenvolvimento, ... -
Metodologia baseada em warping para correção de distorções em sistemas de endoscopia
(2010-03-08)Imagens capturadas em exames de endoscopia apresentam algumas distorções, sendo a distorção radial a principal. A distorção radial surge na imagem devido ao sistema de lentes utilizado nos endoscópios. Quando um médico ou ... -
Alocação de pessoas em projetos de software utilizando sistemas multiagentes
(2011-08-23)O processo de atribuição de tarefas é uma atividade chave na gerência de projetos. Ser capaz de conciliar o perfil das pessoas, bem como seus anseios profissionais nesse processo é um desafio para gestores. Projetos de ... -
Desenvolvimento e avaliação de um sistema de jogos sérios baseado em interfaces naturais para reabilitação de membros superiores
(2015-04-17)Pacientes de fisioterapia, vítimas de acidentes, derrames e lesões são submetidos por vários meses a sessões repetitivas de exercícios para reabilitação, dependendo quase que totalmente do auxílio e acompanhamento do ... -
Desenvolvimento de um aplicativo com interfaces humano-computador para um sistema de reabilitação motora utilizando Microsoft Kinect
(2012-07-06)Com o avanço da tecnologia de detecção de movimento, a utilização desta começa a ser explorada em mais áreas. Visando a utilização desta tecnologia para melhorar o tratamento fisioterapêutico de pacientes com dificuldades ... -
Desenvolvimento de um sistema para criação de laudos estruturados
(2018-02-27)Uma mudança gradual está em andamento na radiologia para a utilização de relatórios estruturados baseados em imagens radiológicas. Estudos recentes indicam que os laudos estruturados oferecem várias vantagens sobre os ... -
Imagetest: uma proposta de metodologia para aplicação de testes de software no domínio de transformações no espaço de cores
(2007-08-24)Este trabalho propõe o desenvolvimento da metodologia ImageTest, a qual é dedicada a aplicações que envolvem transformações no espaço de cores. Essa metodologia descreve o processo de desenvolvimento e aplicação de testes ... -
Interface 3D para representação da distribuição de cores de imagens digitais em diferentes espaços de cores
(2007-03-05)Este trabalho apresenta o processo de pesquisa e desenvolvimento de uma ferramenta computacional com o objetivo de disponibilizar métodos de conversão entre espaços de cores de imagens digitais e oferecer ao usuário uma ... -
Documentação da arquitetura de sistemas e frameworks para processamento e análise de imagens: uma abordagem baseada em visões da UML e padrões
(2007-12-21)Na documentação da arquitetura de software deve ser considerado dois pontos relevantes: i) a arquitetura é composta por várias visões, e ii) cada visão identifica um conjunto de componentes e interações, permitindo melhor ... -
MetImage: uma metodologia para desenvolvimento de software para o processamento e análise de imagens
(2006-11-24)O desenvolvimento de software para processamento e análise de imagens é uma tarefa complexa por utilizar métodos matemáticos para resolver os problemas, por necessitar de uma equipe multidisciplinar e por exigir alto grau ... -
Sistema de avaliação de desempenho para suporte à tomada de decisão do gerente de projetos
(2008-01-31)A Gerência de Projetos vem se mostrando uma prática essencial para o bom desenvolvimento de qualquer empreendimento. Contudo, ela não é suficiente para garantir o êxito do projeto. Num mundo gradativamente mais global e ... -
Um processo para produção de game concept com base em planejamento estratégico
(2010-03-22)Em um contexto geral, os jogos digitais estão cada vez mais complexos e seu custo de desenvolvimento e investimentos têm se mostrado bastante elevados apesar do avanço tecnológico e de novas ferramentas de desenvolvimento ... -
Aplicação do processo ágil de gerenciamento Scrum no desenvolvimento de um jogo digital – estudo de caso em empresa de software
(2008-01-31)O presente trabalho tem como finalidade a aplicação do método ágil de gerenciamento Scrum no desenvolvimento de um jogo digital. Para tal, apresenta um estudo de caso no qual o método Scrum foi aplicado no processo de ... -
Jogos sérios para reabilitação de movimentos finos utilizando interfaces naturais
(2017-05-11)A doença de Parkinson é uma das desordens neurodegenerativas mais comuns no mundo e tem como principais sintomas o tremor, rigidez nos movimentos e instabilidade postural. Os tratamentos para a doença são basicamente ... -
Aplicabilidade da realidade virtual no equilíbrio de indivíduos com doença de Parkinson em sessões de fisioterapia: uma revisão sistemática
(2019-11-04)A doença de Parkinson é uma enfermidade degenerativa, crônica e progressiva que afeta o sistema nervoso central. Ela é causada pela morte dos neurônios que fazem a produção da dopamina na substância negra, manifestada por ... -
Medidas de aneurisma da aorta abdominal: modelos 3D impressos e virtuais
(2019-08-19)Introdução: O tratamento eletivo do aneurisma de aorta abdominal pode ser realizado através de duas técnicas distintas: cirurgia convencional aberta ou reparo endovascular. Para ambas técnicas dentro do contexto do ... -
Um modelo conceitual para especificação da gestão de riscos de segurança em sistemas de informação
(2010-03-12)A falta de alinhamento entre os conceitos que envolvem a gestão de riscos de segurança tem causado um impasse na adoção de modelos de gestão de riscos de segurança pelas organizações. Há diversas normas e metodologias de ... -
Geração de trimaps em tempo real utilizando o kinect
(2011-12-15)A segmentação de camadas precisas utilizando alpha matting é muito importante para aplicações nas áreas de efeitos visuais em filmes e televisão. O principal problema das abordagens de matting existentes é que estas requerem ... -
MeSegHI: um método de segmentação para o processamento linear e não-linear de imagem
(2006-11-24)O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o método de segmentação híbrido, o qual utiliza duas técnicas de segmentação: uma linear, Mean Shift, e outra não-linear, Watersheds por Image Foresting Transform (IFT). ... -
Arquiterura para desenvolvimento de jogos com o uso de componentes reaproveitáveis
(2010-03-26)O desenvolvimento de jogos apresenta mais desafios à medida que softwares desse tipo tornam-se mais complexos e detalhados. Assim como no desenvolvimento de softwares tradicionais, esse crescimento do escopo incorre em ...