A visão do gestor acerca das informações midiáticas do meio escolar
Visualizar/ Abrir
Data
2009-08-08Autor
Aime, Elizete Terezinha Carpenedo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho visa compreender as percepções que os gestores possuem no
exercício de sua função, especialmente suas atitudes com relação ao fluxo das
informações dos meios de comunicação na organização do repertório de narrativas
pedagógicas. É nesta perspectiva que a pesquisa aborda a função do gestor no
processo da democratização escolar. Para tanto, se faz necessário um esforço
investigativo não apenas para observar e descrever os dados, mas também para
fazer uma hermenêutica sobre as melhores formas de trabalho nas instituições de
ensino diante das exigências do contexto social. Assim, o trabalho estrutura-se, a
partir de uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa dos dados colhidos por
questionários, distribuídos para três gestores da Rede Municipal de Ensino de
Constantina/RS. Uma gestão escolar comprometida com a transformação social é
necessário estar atenta às narrativas construídas e veiculadas pelos meios de
comunicação, de modo que sua função formadora se desenvolva afinada aos
interesses mais amplos da sociedade. Atualmente, há grande necessidade de
reflexões sobre como aproveitar os recursos da mídia em benefício da escola. Para
tanto, o gestor tem que estar de posse do domínio técnico, pedagógico e gerencial
dessas tecnologias e, principalmente, transformar as narrativas midiáticas em
possibilidades pedagógicas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]