Jogos virtuais na alfabetização: uma observação prática do aprendizado
Abstract
O presente estudo aborda como tema principal, "As Mídias na alfabetização", refletindo sobre a importância do letramento na vida do ser humano. É um estudo bibliográfico que descreve como está sendo realizada a alfabetização atualmente e como podem ser inseridos novos recursos que tornem esta prática mais aprazível e voltada para a realidade do aluno, mostrando que a ação no cotidiano ocorre como resultado de uma aprendizagem interessante, demonstrando que estas atividades precisam se consideradas como algo essencial que está presente na vida desde as primeiras noções da leitura e escrita até sua aplicação em complexas tecnologias do mundo moderno. Nada mais voltado para esta realidade que o computador e suas diversas formas de utilização, entre elas, os jogos virtuais que podem ser aplicados como um incentivo para o desenvolvimento da escrita e leitura. Esta análise reforça a ideia de que para ser um sujeito crítico e capaz de compreender o que está escrito ou está escrevendo não basta se alfabetizar, ele precisa analisar e isto exige uma constante dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem. Com base nestes estudos foi realizada uma aplicação de jogos virtuais em uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, na escola Municipal de Ensino Fundamental Evilásio Jacques Ourique, em Santo Antônio das Missões.
Collections
- Mídias na Educação - EaD [640]