Tecnologias, mídias e educação infantil: uma reflexão baseada no cotidiano dos alunos
Resumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar alguns resultados teóricos e práticos da pesquisa sobre o uso do computador e das mídias na educação infantil. Para isso foi importante considerar o ambiente no qual a criança convive, o incentivo e organização de horários para interagir com estes recursos, ou seja, como pais e educadores conseguem estabelecer limites na utilização das tecnologias e mídias. No decorrer do trabalho foi possível conhecer como a família interage e integra as diferentes mídias em seu contexto, o público desta pesquisa são alunos da educação infantil de quatro a seis anos, que frequentam a Escola Municipal de Educação Infantil Doce Infância, localizada no município de Senador Salgado Filho, Rio Grande do Sul. Foi apresentado reflexões
referentes à contribuição do uso dos recursos tecnológicos e mídias para a educação infantil, a partir de estudos teóricos e através da pratica pedagógica. O objetivo de promover discussões a respeito do papel da escola como um espaço de criação, cultura, bem como favorecer a inclusão digital dos alunos de educação infantil. Além da
escola a família tem um papel importante neste processo de construção de aprendizagem.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]