A interculturalidade na formação de professores: possibilidades de (re)significar as práticas educativas da Educação Física Escolar
Abstract
Este estudo objetivou refletir sobre as questões que envolvem a educação intercultural, suas implicações na formação de professores e na Educação Física escolar. Partindo das reflexões e perspectivas suscitadas por professores das áreas da Filosofia, História/Literatura e Comunicação Social/Mídia, buscamos contribuições através de uma entrevista aberta, sobre como a questão está sendo discutida para estabelecer articulações com nossa área de estudo. Verificamos que as discussões com relação à diversidade cultural e sua incorporação no currículo não estão acontecendo, ou quando muito acontecem algumas discussões isoladas, dando as práticas educativas e formativas um caráter hegemônico e reprodutivo de ideologias dominantes. Finalizamos, acreditando que as funções delegadas a escola e a universidade nos colocam diante de uma encruzilhada ideológica com relação às responsabilidades destas com a sociedade. No entanto, os professores deverão entender as práticas pedagógicas como uma construção discursiva, rica em intencionalidades, e com as suas finalidades voltadas ao desafio as diferenças e ao preconceito a elas relacionadas, incorporando no currículo discussões que envolvam tal questão, o que pode significativamente contribuir para os sujeitos saírem da menoridade buscando o esclarecimento das questões que permeiam o nosso mundo de vida.
Collections
- Educação Física Escolar [200]