A construção da identidade do curso de Educação Física no contexto da formação dos professores
Resumen
Este trabalho buscou compreender a construção da identidade do Curso de Educação Física do CEFD/UFSM no contexto da formação dos professores através da investigação do currículo (1990-2005) e os saberes ali disseminados, o programa das disciplinas, Projeto Pedagógico, histórico da Educação Física, Diretrizes Curriculares, políticas da área, saberes pedagógicos, identidades e vasta revisão de literatura. O estudo foi realizado de forma bibliográfica associado com a prática vivida. Nesse contexto, percebemos que os perfis dos profissionais formados no CEFD de 1990-2005 foram predominantemente visando a técnica em detrimento das disciplinas de caráter pedagógico. Assim, torna-se necessário que tenhamos muito claro em nossas práticas educativas, construídas através da experiência acumulada, das decisões políticas, dos percursos profissionais (identidades, saberes, ...), que tipo de professores queremos "formar" e que estratégias desenvolver para atingir esses objetivos.
Colecciones
- Gestão Educacional [292]