Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por unidade "Centro de Educação"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 61
-
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
Estratégias pedagógicas na alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual
(2023-07-08)Alfabetização é o processo em que o sujeito aprende a utilizar, interpretar e compreender a linguagem em textos. Quando pensamos em Educação de Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual, o processo de construção da ... -
A equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down - um estudo de caso em Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema central a equoterapia no desenvolvimento do sujeito com Síndrome de Down. O uso do cavalo como mediador em atividades terapêuticas tem aumentado nos últimos anos, trazendo benefícios aos ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ... -
Acessibilidade e inclusão: experiências no cotidiano escolar de alunos que utilizam cadeira de rodas no município de Santa Maria - RS
(2017-12-11)Este trabalho tem como tema principal a Acessibilidade e Inclusão no cotidiano escolar de alunos cadeirantes no município de Santa Maria-RS. Intenciona problematizar: Quais condições de acessibilidade ... -
Transtorno do espectro autista e intervenção mediada por pares: mediação independente dos pares sobre o engajamento na tarefa
(2018-11-19)A literatura na área da Educação aponta que as práticas pedagógicas de professores de alunos com autismo têm se mostrado desafiadora. Neste contexto, a Intervenção Mediada por Pares (IMP) tem se mostrado promissora ... -
A docência e o processo de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior
(2018-12-10)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Educação Especial - Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo ... -
O professor de sala de regular e o processo de identificação de altas habilidades/superdotação em uma turma de multi-idade na educação infantil
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvida durante o ano de ... -
O ensino remoto como processo de atendimento educacional para alunos com deficiência intelectual
(2022-03-28)A pandemia da Covid-19 trouxe a necessidade de os professores articularem práticas pedagógicas diferenciadas, dentre elas o ensino remoto. Nesse sentido, os Atendimentos Educacionais Especializados, realizados na sala ... -
Deficiência intelectual e vida adulta: possibilidades e desafios de uma inclusão social
(2018-12-12)O presente estudo apresenta a pesquisa de campo realizada em uma Instituição especial de ensino de Santa Maria/RS, com quatro jovens adultos e dois professores de Educação Especial, um estudo de abordagem ... -
A afetividade e a aprendizagem da criança com deficiência intelectual na sua relação com o professor
(2018-12-14)O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem da criança com Deficiência Intelectual no âmbito escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa ... -
A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016
(2017-11-27)Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016, do Programa ... -
Pessoas com altas habilidades/superdotação: concepções da família
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Sabe-se que existem muitos mitos em ... -
Pareamento de igualdade como introdução à comunicação alternativa na educação infantil: um estudo de caso no contexto da educação especial
(2018-11-26)Este trabalho surge após inserção numa unidade de educação infantil, numa turma multi-idade onde está em processo de inclusão uma criança de cinco anos, sem diagnóstico clínico definido. Tem como característica o atraso ... -
A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual
(2018-12-12)O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da ... -
As práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de alfabetização de alunos com autismo
(2023-02-03)A alfabetização é o processo de apropriação da tecnologia da escrita, a qual é atravessada por sentidos, construídos na relação com o outro. A alfabetização e o letramento são processos distintos, os quais se complementam, ... -
Audiodescrição: desafios dos audiodescritores e dos usuários com deficiência visual
(2018-12-10)A audiodescrição (AD) vem ganhando espaços e vencendo as barreiras que a ela são impostas, para fazer cumprir sua obrigatoriedade nos meios de comunicação e na sociedade em geral. Portanto, este estudo aborda ... -
Pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: percepções sobre o treinamento e o ensino das atribuições do cargo
(2018-11-26)Essa pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo analisar como é realizado o ensino e o treinamento das ... -
O que dizem as produções acadêmicas acerca da família e o diagnóstico clínico de deficiência
(2017-11-27)Apresentam-se como temática central a família e o diagnóstico de deficiência. O tema foi abordado por meio do método bibliográfico em fonte digital, mais especificamente na biblioteca eletrônica do site Scielo. ... -
A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
(2021-10-10)O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de ...