Navegação TCC Educação Especial - Licenciatura - Noturno por título
Itens para a visualização no momento 32-51 of 61
-
A importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual
(2017-11-27)Este trabalho tem por objetivo geral conhecer a importância da estimulação essencial para crianças com deficiência visual e descrever o quanto é significativa a intervenção precoce assim que detectada a ... -
A importância da família no processo de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual
(2018-12-12)O estudo intitulado A Importância da Família no Processo de Desenvolvimento do sujeito com Deficiência Intelectual Pós Diagnóstico, apresenta os seguintes aspectos norteadores: Para o diagnóstico da ... -
Inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria/RS: um estudo de caso
(2021-08-16)Este estudo tem como tema a inclusão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mercado de trabalho em Santa Maria, Rio Grande do Sul. A pesquisa busca responder como ocorre o processo de inclusão de pessoas com deficiência ... -
A inclusão escolar na educação infantil um mapeamento das produções do PPGE – UFSM de 2000 à 2016
(2017-11-27)Com a inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil em escolas comuns, notou-se a importância de investigar sobre como as produções acadêmicas, publicadas no ano de 2000 à 2016, do Programa ... -
A influência dos mitos na educação de alunos cegos: percepções de professores e familiar
(2018-12-10)O ser humano é constituído por experiências e relações sociais estabelecidas ao longo de seu percurso junto ao seu grupo, assim, a influência de determinados padrões que acaba regendo a sociedade, ... -
A inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no âmbito escolar: fragilidades e potencialidades
(2023-01-16)A presente pesquisa discute a inserção de recursos pedagógicos adaptados para alunos com deficiência visual no ambiente escolar, pontuando a importância da preparação docente frente às fragilidades e potencialidades ... -
Linguagem não verbal em crianças com Síndrome de Down
(2018-12-13)Este trabalho é uma investigação apresentada à disciplina de Desenvolvimento de Pesquisa Profissional do Curso de Educação Especial/ CE/UFSM. Tem como objetivo verificar se a estimulação da linguagem não verbal ... -
O lúdico no processo de alfabetização de crianças cegas - uma revisão de literatura
(2021-02-08)A ludicidade na perspectiva da criança com deficiência visual abrange uma significância no processo de formação infantil, uma vez que o brincar possibilita uma dimensão evolutiva, onde a criança reorganiza suas experiências, ... -
Mapeamento de artigos publicados na revista Educação Especial: em foco a identificação das altas habilidades/superdotação na Educação Infantil
(2022-12-14)Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi desenvolvido durante o Curso de Educação Especial - Noturno, vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Para o desenvolvimento desse TCC foi ... -
Mercado de trabalho: desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul
(2018-12-12)Esta pesquisa abordou o tema “Mercado de trabalho: Desafios e conquistas na inserção da pessoa com deficiência intelectual em uma cidade do interior do estado”. E teve como objetivo geral compreender a inserção, os desafios ... -
Narrativas autobiográficas: experiências & [res] significações se ser mãe especial
(2017-12-04)Na busca de reencontrar e [res] significar novos caminhos, pretende-se entrar nesta escrita para narrar uma história. No entanto, a problemática para narrar essa história utiliza-se como problema de pesquisa, ... -
A organização escolar diante da inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação: um estudo de caso
(2017-12-18)A presente pesquisa é resultante de um trabalho de conclusão de curso em Educação Especial Noturno vinculado ao centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem como objetivo geral ... -
O papel do professor de educação especial na alfabetização de estudantes com deficiência intelectual
(2021-11-04)A apropriação de habilidades para as aprendizagens acontece através de etapas significativas ao indivíduo. De forma gradual e individual, se caracterizando dessa forma como um processo. Esta pesquisa tem como objetivo ... -
Pareamento de igualdade como introdução à comunicação alternativa na educação infantil: um estudo de caso no contexto da educação especial
(2018-11-26)Este trabalho surge após inserção numa unidade de educação infantil, numa turma multi-idade onde está em processo de inclusão uma criança de cinco anos, sem diagnóstico clínico definido. Tem como característica o atraso ... -
A percepção dos professores do curso de Educação Especial sobre as altas habilidades/superdotação
(2021-10-10)O presente estudo fez parte do Trabalho de Conclusão de Curso de Educação Especial - noturno que teve como foco promover discussões sobre o tema das altas habilidades/superdotação (AH/SD) baseadas nas percepções de ... -
Percepções de educadoras especiais no processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual
(2018-12-14)Esta pesquisa intitulada “Percepções de Educadoras Especiais no processo de alfabetização de alunos com Deficiência Intelectual”, teve como objetivo analisar as estratégias pedagógicas que educadoras ... -
Percepções dos professores de ensino comum acerca dos alunos com altas habilidades/superdotação: a importância de romper estereótipos
(2022-12-06)A inserção de alunos com características de altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas comuns torna relevante a realização de estudos que abordem os entraves que as dificuldades para visualizar esse público podem ... -
A permanência de acadêmicos com deficiência visual na UFSM: desafios e possibilidades
(2018-12-10)O presente trabalho tem por objetivo apresentar as condições de permanência que a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) oferece aos acadêmicos com deficiência visual durante sua formação no Ensino Superior. O ... -
Pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho: percepções sobre o treinamento e o ensino das atribuições do cargo
(2018-11-26)Essa pesquisa se constitui como trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Especial Noturno. Tem como objetivo analisar como é realizado o ensino e o treinamento das ... -
Pessoas com altas habilidades/superdotação: concepções da família
(2018-12-11)A presente pesquisa é resultante do Trabalho de Conclusão do Curso em Educação Especial Noturno vinculado ao Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Sabe-se que existem muitos mitos em ...